Sebrae/PR fortalece apoio a micro e pequenas empresas de diferentes setores durante a Expoingá 2025

Com mais de 800 pessoas impactadas em 25 eventos voltados à gestão, inovação e empreendedorismo, o Sebrae/PR encerrou sua participação na Expoingá 2025, realizada de 8 a 18 de maio em Maringá, no Noroeste do Paraná. A presença da instituição na tradicional feira agropecuária foi marcada por uma intensa agenda voltada ao fortalecimento de micro e pequenas empresas, com oficinas, reuniões estratégicas e troca de conhecimento envolvendo setores que vão do comércio ao agronegócio. A programação foi inteiramente gratuita.

“Tivemos uma dinâmica muito positiva no nosso estande, com participação empresarial numerosa e de lideranças de Maringá e região, com temas focados em inovação e mercado. Entendemos que, com o passar dos anos, estamos aprimorando nossa presença na Expoingá, a fim de proporcionar cada vez mais um atendimento de qualidade para as micro e pequenas empresas”, observou o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni.

O agronegócio teve o maior volume de eventos no estande. Um deles foi voltado para a pecuária de corte, com informações sobre certificação da carne Angus atraiu participantes interessados em agregar valor ao produto. Um deles foi o empresário Rafael Botini, que possui uma fábrica de defumados em Maringá.

“Trabalho com a carne Angus e vim obter mais conhecimento sobre o processo de certificação da carne, a fim de garantir a compra de fornecedores confiáveis”, contou Rafael.

Evento sobre pecuária de corte abordou a carne Angus. Foto: divulgação.

A programação do estande incluiu, ainda, encontros como a reunião dos ecossistemas de inovação e dos Sistemas Regionais de Inovação (SRI), que apresentou o modelo do Sudoeste do Paraná, com 11 cidades cooperando para gerar resultados, como inspiração para a criação de uma rede semelhante na região de Maringá.

Prefeitos da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) também participaram de agenda específica, com foco na destinação de recursos. Outro encontro estratégico foi o do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação, que discutiu projetos para apoiar startups e fortalecer o setor de inovação com apoio político e recursos.

“Uma das estratégias é mobilizar agentes políticos para fortalecer nosso setor. Faremos projetos para receber apoio em âmbito federal e estadual. Por exemplo, entendemos, hoje, que as startups não têm dinheiro para começar, e conseguir fomentá-las nos ambientes de inovação, em aspectos como capacitações e financeiros, é uma das principais metas do Conselho para que a economia gire em torno da inovação na cidade”, explicou Ana Paula Ribeiro, da Incubadora Tecnológica de Maringá.

Espaço recebeu reunião do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação. Foto: divulgação. 

Produtores que buscam uma Indicação Geográfica (IG), a exemplo dos produtores do Café de Mandaguari, formaram outro público que se encontrou no estande. Destaque para os representantes dos municípios de Paranacity e Cruzeiro do Sul, que conquistaram recentemente a primeira IG do Brasil para o urucum, sob o signo distintivo Urucum de Paranacity.

Também ocorreu no espaço uma reunião extraordinária da Célula de Negócios do Hub de Saúde, com 20 membros. A consultora Andréia Rotta, coordenadora da célula, destacou o encontro como uma oportunidade de aprendizado prático.

“Na reunião, conhecemos a história de Leandro Souza, que escalou o pico Everest. Ele veio para comparar a experiência dele com o mundo corporativo. Trouxe algumas ideias que podemos colocar em prática nos nossos negócios, o que é um dos objetivos da célula, fomentar empresas do setor da saúde. Além de networking, é o nosso momento de adquirir informação”, disse Andréia.

Entre outras atividades, houve oficina de degustação de café em parceria com o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) e uma reunião com líderes do comércio, oportunidade em que foi discutido o programa Inova Loja, voltado ao fortalecimento de micro e pequenas empresas do varejo.

Feira do Empreendedor

Diretoria da ACIM firmou parceria com o Sebrae/PR na Expoingá para a Feira do Empreendedor. Foto: Anderson Bezerra.

Também foi realizado um momento para celebrar o lançamento da Feira do Empreendedor de Maringá, grande evento promovido pelo Sebrae/PR que ocorrerá em julho, no Paraná Expo, onde foi selada a parceria com a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) para a realização do evento. Com espaços para expositores, agenda de conteúdo e atrações nacionais, a Feira está com inscrições abertas: https://sebraepr.com.br/lp/feiradoempreendedor-maringa-ad/.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.