Experiência no ponto de venda é decisiva na compra e fidelização de clientes, aponta pesquisa

Mercado em Foco promoveu uma imersão em conteúdos sobre tendências do varejo, além de painel e rodada de negócios. Foto: Thomé Lopes.

O varejo presencial permanece dominante na preferência dos consumidores. É o que aponta a “Pesquisa Comportamento de Consumo em Londrina” divulgada durante a 11ª edição do Mercado em Foco, na manhã desta terça-feira (20), no Aurora Shopping. A análise revelou que 93,5% dos entrevistados preferem fazer suas compras presencialmente. Para atrair e reter esse público, os varejistas precisam investir em qualificação dos colaboradores, organização da loja e na entrega de uma experiência e atendimento diferenciados.

Realizado pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Sebrae/PR, governança Comércio In Foco e Sistema Fecomércio PR, o evento destaca a importância do setor, que desempenha um papel fundamental na geração de empregos e desenvolvimento econômico. A programação de conteúdos, painéis e rodadas de negócios reuniu empresários, gestores e profissionais para conhecerem as principais tendências e ferramentas desse mercado, que está em constante transformação.

A presidente da Acil, Vera Antunes, disse que o evento trouxe aos varejistas as principais tendências mundiais do setor. Apesar do cenário atual de taxa Selic alta, inflação acima da média e guerra comercial global, ela enfatiza que os empresários do varejo são otimistas e resilientes. Para ela, é hora de aproveitar o momento para promover uma transformação.

“Não podemos esperar que o mundo mude, nós é que temos que mudar. Nós é que temos que fazer a diferença nos nossos negócios no dia a dia”, observou.

Dentre as tendências apresentadas e debatidas no evento, Vera destacou como principal, e que precisa ser observada com atenção pelos varejistas, a oferta de um bom atendimento. Investir em uma jornada de experiência diferenciada, na avaliação dela, pode atrair consumidores que se afastaram das lojas de rua e hoje preferem fazer suas compras pela internet ou nos shoppings.

A consultora do Sebrae/PR, Alesandra de Almeida, concorda e evidencia a importância de investir na qualificação das equipes de atendimento. Segundo ela, esta é a era da experiência, e o varejo, especialmente com as lojas físicas, precisa se movimentar nesta direção.

“Para que isso aconteça, a equipe tem que estar alinhada com o propósito da marca. Então, é importante que o varejista invista na capacitação e principalmente na retenção desse colaborador, para que ele se interesse pela cultura da empresa e possa externalizar isso durante o atendimento. Só assim será possível criar uma cultura nova no nosso varejo, de excelência no atendimento”, argumenta.

Além de treinar a equipe, com o apoio de instituições como a Acil e o Senac, por exemplo, Alesandra apontou a necessidade de o empresário olhar também para a ambientação da loja, que requer uma fachada bonita, pintura e organização em dia, layout acolhedor.

“Diversos estudos comprovam que o design pode impactar diretamente na escolha do consumidor na visita a uma loja, até mesmo na conexão que ele pode fazer com a marca. É importante analisar como as cores estão sendo aplicadas, o aroma, são diversas as estratégicas para atrair e reter os clientes”, exemplificou.

A presidente da governança Comércio In Foco, Andrea Prado, que moderou o painel “O comércio de Londrina em desenvolvimento: Estruturação, Desafios e Conexões”, destacou a importância do trabalho da governança, formada em 2021, da criação do Centro de Inovação do Comércio (CIC) e da atuação dos Núcleos de Rua, com representantes dos principais polos de comércio de rua de Londrina. No evento, eles tiveram a oportunidade de expor desafios e interagir com representantes do setor público.

“Temos feito um trabalho de conscientização e sensibilização com os comerciantes, para que eles se conectem com as transformações do mercado e troquem experiências”, pontuou.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), Ovhanes Gava, disse que o evento contribui para promover uma mudança de cultura no varejo ao apresentar tendências e inovações que possam ser adotadas com pequenos investimentos. Ele enfatizou que a inovação não deve, necessariamente, ser tecnológica e adiantou que pretende trabalhar em uma solução conjunta para atrair os consumidores para os centros de compra de rua. Um dos pilares será levar entretenimento para esses espaços.

“A intenção é que as famílias tenham um momento de lazer e cultura, visitem esses centros e conciliem essa vivência com as compras no comércio de rua”, sugeriu.

A presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Jacarezinho, Fernanda Rossito, esteve no evento na companhia de outras 13 empresárias do norte pioneiro do Paraná. O grupo veio a Londrina em busca de conhecimento sobre as principais tendências do varejo e para fazer networking. Ela comanda uma doceria, que está há 29 anos no mercado e tem 13 colaboradores, e disse que investe em conteúdos atrativos nas redes sociais, na oferta de doces diferentes a cada duas semanas, e na relação com a equipe de atendimento, para oferecer uma boa experiência de compra aos clientes.

“Foi muito legal, produtivo e valioso participar do Mercado em Foco. É sempre bom estar se atualizando, participar dos eventos, sair da zona de conforto”, afirmou.

Rodada de Negócios reuniu 76 varejistas e fornecedores. Foto: Thomé Lopes.

Rodada de Negócios

A programação do Mercado em Foco incluiu uma rodada de negócios entre 76 varejistas e fornecedores de produtos e serviços, uma oportunidade para troca de cartões e networking. Também contou com a divulgação e premiação da equipe vencedora do Hackathon Retailtech e a graduação das startups pré-incubadas no Centro de Inovação do Comércio (CIC). O evento foi encerrado com uma pizzada e happy hour.

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