O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas pela UFPR, universidade pública, gratuita e de qualidade. Para acompanhar a série, clique aqui
Nos dois primeiros dias de Universo UFPR, a nova feira de cursos e profissões da Universidade Federal do Paraná, o público superou as expectativas: cerca de 90 mil pessoas já passaram pelo Parque Barigui. A presença de escolas também impressionou: mais de 600 instituições participaram, o dobro das 300 inicialmente previstas. Desse número, um dado se destaca: 60% delas são da rede pública.
O evento segue até domingo (25), reunindo mais de 100 cursos de graduação, palestras e atrações culturais no palco do projeto Balaio Cultural, cuja curadoria fica a cargo da Coordenadoria de Cultura da universidade. A aquisição de ingressos online já está esgotada, mas ainda é possível realizar inscrições presenciais gratuitamente.
Para a gestão da universidade, o balanço dos dois primeiros dias é positivo, uma vez quese conseguiu ultrapassar as 50 mil pessoas inicialmente estimadas. Segundo o reitor Marcos Sunye, os números “consolidam esta edição como a maior feira de profissões que a universidade já realizou. É um marco histórico para a universidade”. Para ele, a atual edição se diferencia porque, “além de oferecer os nossos 124 cursos de graduação, ela mostra também os nossos museus, os nossos projetos de pesquisa e de extensão, além de informar os estudantes sobre todas as formas de acesso, para a UFPR e para as outras universidades públicas paranaenses”.
Segundo o coordenador do Universo UFPR, professor Mário Messagi Júnior, uma das grandes mudanças desta edição consiste na localização. “A feira era realizada lá em Piraquara, o que tornava a participação nos finais de semana elitista, pois era acessível apenas a quem tem carro”, declarou. “Aqui no Barigui, os estudantes de periferia, os estudantes de escolas públicas podem chegar, porque há várias linhas de ônibus perto”.
Messagi acredita que os números dos dois primeiros dias revelam que a feira está cumprindo o papel de se tornar acessível ao público. “A gente faz a feira para todos os estudantes, mas acho que a gente tem um foco especial em atrair os estudantes da escola pública para dentro da UFPR”, finalizou.
Acompanhe as notícias sobre o Universo UFPR
Leia mais notícias sobre feiras de cursos e profissões realizadas pela UFPR em 2025