Por meio desse público, a Cresol se mobiliza com diversas ações de fomento e práticas de educação financeira, fazendo com que todos os públicos, em especial crianças e jovens, tenham acesso à educação financeira como um método de transformação.
O presidente da Cresol, Cledir Magri, reforça a atuação da Cresol na Senef e conecta com o aspecto do Ano Internacional do Cooperativismo, declarado pela ONU, que tem como tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”. “Falar sobre a Semana Nacional de Educação Financeira é reafirmar os nossos 30 anos, é falar do Ano Internacional do Cooperativismo, pois desenvolvemos um conjunto de ações na construção de um mundo melhor, e essa construção se dá também com ações de educação financeira”.
Educação financeira na Cresol
Os projetos da Cresol, “Um Olhar Para o Futuro”, “Juventude Conectada” e “Juventude Cooperativista” trabalham a educação financeira, sustentabilidade e cooperativismo diretamente com crianças e jovens. Em 2024, mais de 32 mil crianças e jovens foram atendidas em mais de 300 municípios.
Uma das jovens impactadas pela cooperativa é Ana Caroline Bayer, de Candói (PR). Para ela, que hoje atua na produção leiteira e cursa a faculdade de Medicina Veterinária, participar do Projeto Juventude Conectada fez com que despertasse o desejo de empreender no agronegócio. “Quando participei do projeto da Cresol, aproveitei ao máximo todos os conhecimentos e experiências compartilhadas para aplicar na minha atividade leiteira. Hoje, sinto que isso fez total diferença na forma como administro os recursos”, destacou Ana Caroline.
A Cresol desenvolve projetos importantes voltados para mulheres. Essa iniciativa visa disseminar a educação financeira como base para o empoderamento e a independência econômica feminina, a igualdade de gênero e o acesso a mais oportunidades em todo o país. Até o ano de 2024, foram atendidas mais de 11.700 mulheres em projetos voltados para esse público.
A Cresol Vale das Águas PR/MG realiza o projeto “Potencializa Elas” nos estados do Paraná e Minas Gerais. Com temas como empoderamento feminino, autocuidado físico e mental, protagonismo e liderança, cooperativismo, imersão cooperativista, educação e planejamento financeiro, já atendeu mais de 300 mulheres nos dois estados.
Marilize Tosatti, moradora do município de Porto Barreiro (PR) e cooperada da Cresol, afirma que aceitou o convite imediatamente, mas sequer imaginava o quão produtivo seria o projeto para a sua vida. “Logo de cara, percebi que nós não teríamos uma série de encontros, mas uma jornada de conhecimento tanto pessoal quanto coletivo. Na minha vida, esse projeto foi uma verdadeira pérola”, relatou a participante.
Além disso, a Cresol, enquanto cooperativa de crédito e investimento, tem por objetivo fortalecer o relacionamento com o seu quadro social e também oferecer uma experiência participativa, que contribua com o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres.
“Sabemos da responsabilidade enquanto instituição financeira e, por isso, levamos a sério projetos que intensificam e fomentam a gestão eficiente dos recursos financeiros. Sabe-se, inclusive, que através do acesso à informação conseguimos combater a violência financeira a que muitas mulheres são submetidas ao longo de suas vidas. Assim, elas reconhecem e combatem esse tipo de abuso e aprendem como usar o dinheiro de forma mais consciente e realizar a gestão dos seus recursos”, destaca o presidente da Cresol Vale das Águas PR/MG, Sérgio Bukovski.
Sobre a Cresol
Com 29 anos de história, mais de 1 milhão de cooperados e 952 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.