Quem possui uma micro e pequena empresa ou se prepara para se tornar empresário em Umuarama e região terá a oportunidade de participar de uma das mais reconhecidas capacitações do mundo voltadas ao desenvolvimento de comportamentos empreendedores, realizada pelo Sebrae/PR. O Empretec, programa criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae desde 1993, está com inscrições abertas pelo link: https://sebraepr.com.br/lp/empretec-formulario-ad/. As vagas são limitadas.
Com uma metodologia prática e vivencial, o Empretec tem duração de seis dias e mais de 60 horas de imersão. O objetivo é estimular atitudes e habilidades que caracterizam empreendedores de sucesso. Ao longo da capacitação, os participantes enfrentam situações reais de mercado, como abrir e fechar um negócio, lucrar e também lidar com prejuízos, sob orientação de especialistas.
“Ao longo da semana, o empresário tem a oportunidade de, na prática, tomar decisões, lidar com resultados e desenvolver sua performance em vendas e comportamento empreendedor”, explica Jane Queiroz, consultora do Sebrae/PR.
“É uma capacitação voltada para quem já empreende ou deseja começar, com atenção especial a proprietários de micro e pequenas empresas que buscam melhorar a performance, crescer ou inovar em seus negócios”, complementa Jane.
A metodologia também se aplica a casos de sucessão familiar, quando o controle da empresa está sendo transferido entre gerações. Por isso, Jane recomenda a participação de apenas uma pessoa por empresa ou por família, garantindo foco no desenvolvimento individual de cada participante.
José Alexandre Ferreira, de Umuarama, no noroeste do Paraná, que atua na transformação de resíduos sólidos em mobiliário urbano e esportivo, participou do Empretec e destaca que os aprendizados foram úteis para transformar planos em ações concretas.
“Eu não conhecia o Empretec, e foi por insistência de um amigo que já havia participado que decidi me inscrever. A experiência foi transformadora. O principal resultado foi ter aprendido lições que me deram a objetividade que eu precisava para tirar meus planos do papel e colocá-los em prática”, declara José Alexandre.
Para Sérgio Padovani, que possui uma marca de moda country, em Iporã, também no noroeste do Paraná, a experiência foi transformadora.
“O Empretec transformou completamente a minha vida e a maneira como eu penso. Fiz em 2010 e, desde então, incorporei muitos dos ensinamentos à minha prática. Existe uma pessoa antes e outra depois do Empretec. Todo empresário deveria passar por essa experiência, pois ela realmente mudou a história da minha empresa e da minha vida, me tornando um líder mais assertivo”, acentua Padovani.
Um dos critérios fundamentais para ingressar no programa é passar por uma entrevista de seleção, que avalia se o candidato está no momento ideal, tanto pessoal quanto profissional, para aproveitar ao máximo a experiência. A capacitação só pode ser feita uma vez na vida.
Em 2024, o Paraná contou com 28 turmas do Empretec, somando 673 participantes. O Estado representa uma fatia significativa dos mais de 300 mil brasileiros já capacitados pelo programa, sendo cerca de 60% de todos os participantes no mundo. Atualmente, é realizado em aproximadamente 50 países.