Espumante X Cava X Prosecco X Champanhe
As palavras espumante, cava e champanhe identificam vinhos espumantizados, ou seja, bebidas carbonatadas pela fermentação com leveduras em recipientes herméticos. As principais técnicas de espumantização são duas:
Método Charmat, que prevê a segunda fermentação em tanque de inox e que é usado para espumantes frescos e frutados, geralmente mais baratos, mas não por isso de qualidade inferior.
Método Tradicional ou Champenoise, com dupla fermentação (uma em tanque e outra na garrafa) empregado para produzir os Champanhes e também, em muitos casos, espumantes de outras regiões. Devido à técnica de produção, que pode levar anos de amadurecimento, esse tipo de espumante costuma ter um preço maior.
Já quando o espumante é produzido na Espanha – em particular na região de Penedès – pelo método tradicional, é chamado de Cava.
E o Prosecco? Você deve ter ouvido que muitas pessoas se referem ao espumante como Prosecco. Mas as duas palavras não são sinônimas. Prosecco é um tipo de espumante elaborado pelo método Charmat na região de Prosecco, no nordeste da Itália.
Espumante seco ou doce: qual escolher
O espumante é classificado também com base na quantidade de açúcar adicionada no processo. Simplificando, existem três tipos:
seco, também conhecido como Brut;
meio seco ou Demi Sec;
doce, que no Brasil é comumente chamado de Moscatel porque a uva Moscatel, naturalmente mais doce que as demais, é a mais comum para produzir esse tipo de espumante.
A escolha entre seco, meio seco e doce vai depender do momento em que você quer servir espumante durante o casamento. O Brut é perfeito para brindar no começo da festa e para acompanhar toda a refeição.
O demi sec e o doce é melhor reservá-los para a hora do bolo. Devido à doçura, eles não costumam ser tomados no início da festa ou durante a refeição, pois o açúcar não irá combinar com os pratos salgados. Mas na hora dos doces, os espumantes doces são perfeitos.
Espumante branco ou rosé
Além da cor, óbvio, os espumantes branco e rosé se diferenciam também pelos aromas e sabores. Por ser elaborado com uvas tintas, o espumante rosé costuma ter notas de frutas vermelhas, enquanto o espumante branco puxa mais para aromas de frutas brancas e cítricas.
Portanto, a escolha é só uma questão de gosto. Muita gente prefere servir espumante rosé nos casamentos, pois uma bela cor rosada fica lindas nas taças e nas fotos.
A quantidade certa
A quantidade certa de espumante no casamento depende se a sua festa terá serviço também de outras bebidas alcoólicas, como vinhos, cerveja, destilados e drinks.
Se, por exemplo, você vai servir só cerveja e espumante, calcule uma garrafa de vinho a cada quatro pessoas. Se terá outras bebidas alcoólicas, pode calcular uma garrafa a cada seis pessoas. Saber se seus convidados gostam de espumante também vai te ajudar a avaliar melhor a quantidade.
Agora que você sabe tudo sobre espumantes para casamentos, confira dicas de rótulos de excelente custo-benefício para você servir na sua festa!
Cava Don Román Rosé
Divulgação
Espumante espanhol elaborado pelo método tradicional e de grande custo-benefício. Apresenta aromas que lembram frutas vermelhas, como morangos e cerejas. Em boca, é seco, frutado e com boas acidez e persistência.
Amadureceu em garrafa por 9 meses sur lie e é ideal para acompanhar aperitivos e queijos moles. Está disponível também na versão branca e na versão demi sec.
Cava Don Román Brut Reserva Imperial
Divulgação
Este Cava combina com momentos especiais. Amadureceu em garrafa por 36 meses sur lie. Possui aromas intensos de frutas brancas maduras, como maçã e pêssego, com notas cítricas. Em boca, é seco e equilibrado. Destacam-se as notas de frutas brancas em compota.
Espumante Bottega Gold Prosecco DOC
Divulgação
Espumante italiano que é um puro luxo. Elaborado na região de Denominação de Origem Controlado do Prosecco, apresenta aromas frutados, como maçã verde, pera e cítricos, além de notas de flores brancas, sálvia e especiarias. Em boca, é redondo, harmonioso e elegante, com acidez presente e equilibrada.
Excelente como aperitivo e também em cocktails.
Espumante Bottega Petalo Moscato Doce
Divulgação
Espumante italiano doce, perfeito com sobremesas e queijos. Complexo, intenso, delicado, com notas florais (rosa, glicínia e flores silvestres) e frutadas (pêssego amarelo, damasco e cítricos) e um agradável toque de sálvia no final.
Espumante 3B Rosé
Divulgação
Espumante biodinâmico produzido pela renomada enóloga Filipa Pato na região da Bairrada, em Portugal. Apresenta aromas muito expressivos com notas de morango, romã e anis. Em boca, é frutado, mineral e possui excelente acidez.
Elaborado pelo método tradicional (mesmo dos champanhes), amadureceu por 9 meses sur lie. Recebeu 92 pontos na revista Decanter. Está disponível também na versão Blanc de Blancs.
Espumante Marquês de Borba Brut Rosé
Divulgação
Mais um espumante português de altíssima qualidade, desta vez assinado pelo premiado enólogo João Portugal Ramos e elaborado no Alentejo, no sul de Portugal.
Apresenta aromas complexos, com notas cítricas. Elegante, fresco e com final longo. Amadureceu por 24 meses sur lie. Ideal como aperitivo, mas também acompanha saladas mediterrâneas, pratos à base de peixes e culinária oriental.
Crémant de Bourgogne Brut Prestige Chardonnay
Divulgação
Espumante francês da região da Borgonha com belos aromas que lembram pêssegos, flores brancas e amêndoas. Em boca, alta acidez, frescor e complexidade. Amadureceu por 12 meses sur lie e a safra 2020 recebeu Medalha de Ouro no Berliner Wein Trophy 2024.
Espumante Belvino Rosé Brut
Divulgação
Delicioso espumante italiano elaborado na ilha da Sicília com aromas de frutas vermelhas frescas com notas florais. Em boca, é delicado, refrescante e saboroso.
Espumante Voga Pinot Grigio Rosé
Divulgação
Moderno e disruptivo, este vinho do Vêneto, na Itália, se destaca pelos aromas de morango e framboesa. Em boca, é refrescante e equilibrado. Ideal para se degustar sozinho ou com canapés.
Espumante Cava Pata Negra Semi Sec
Divulgação
Um espumante espanhol meio seco elaborado pelo método tradicional, ou seja, o mesmo dos champanhes. Apresenta aromas frutados, com destaque para as frutas brancas frescas. No paladar, tem boa estrutura, bolhas numerosas e delicadas, além de ótimo frescor. Amadureceu 12 meses em garrafa sur lie para maior complexidade.
O espumante Pata Negra está disponível também nas versões Brut branco e Brut rosé.
Viva La Vida Brut
Divulgação
A linha de espumantes Viva la Vida é produzida na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, e é perfeita para grandes celebrações.
O Brut apresenta aromas de frutas brancas como pera e maçã verde. Em boca, destacam-se os sabores de frutas tropicais.
Espumante Prosecco DOC Black Edition Voga
Divulgação
Esse espumante do Vêneto, na Itália, possui aromas delicados de flores brancas, casca de limão e pêssego. Em boca, tem bolhas elegantes, é seco, possui sabores frutados e um final mineral.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.