O projeto será estruturado para prestar suporte jurídico básico, especialmente no que diz respeito à garantia de direitos fundamentais. Também funcionará como elo entre o poder público, entidades assistenciais e a sociedade civil. Será disponibilizado um espaço no antigo Mercado Municipal, equipado com computadores, onde os advogados dativos poderão atender a população.
Presente à cerimônia de assinatura, o presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, elogiou a proposta: “Projetos como este motivam minha atuação à frente da OAB. O OAB Cidadania será abrangente, de baixo custo e com alta qualidade, refletindo nosso compromisso com a cidadania social”, ressaltou.
O presidente da OAB Araucária, Fernando Balbinotti, reforçou o caráter transformador da iniciativa. “A advocacia é, antes de tudo, um instrumento de transformação social e pilar da cidadania. Este projeto pioneiro tem potencial para inspirar outras subseções do estado. Que seja o início de uma trajetória promissora”, concluiu.