Rodadas de negócios aproximam pequenas e grandes empresas na ExpoApras 25

Pinhais foi sede da 42ª ExpoApras, e os pequenos negócios marcaram presença em ações promovidas pelo Sebrae/PR, Fecomércio PR e Sistema Fiep. As rodadas de negócios, tanto nacionais quanto internacionais, reuniram empreendimentos dos setores de alimentos, bebidas, higiene, limpeza, transporte e logística.

Foram mais de 1.300 interações nas rodadas entre fornecedores e compradores, com expectativa de realização de negócios após a feira. Fotos: divulgação. 

Ao todo, foram 1.394 encontros comerciais entre as 217 empresas participantes. Uma delas foi a empreendedora Vera Buiar, que comanda um negócio de logística em São José dos Pinhais há 14 anos. A empresa atua com entregas em todo o Brasil, atendendo diferentes segmentos — de painéis solares a produtos alimentícios.

“Foi a primeira vez que participei de uma rodada nesse formato mais dinâmico, o que possibilitou uma grande aproximação. Estivemos frente a frente com potenciais clientes, o que nos ajudou a criar conexões diretas com quem realmente está em busca de soluções. Uma iniciativa que fortalece todo o nosso setor”, comentou.

Vera foi uma das participantes da rodada de logística e espera concretizar negócios com os contatos realizados na feira.

Entre as iniciativas das instituições, também houve atendimentos personalizados, visitas guiadas, recepção de caravanas do interior do Estado e atrações como o Sesc Mesa Brasil, o Senac Café, o safári da indústria e uma vitrine com produtos reconhecidos por Indicação Geográfica (IG).

Ana Paula Paludo e Suzan Rossi foram outras empreendedoras que participaram das rodadas. Junto de Amanda Wendrechovski, as farmacêuticas se uniram na criação de uma marca de cosméticos sustentáveis na Região Metropolitana de Curitiba, em Quitandinha.

“A nossa linha de produtos tem foco na brasilidade do nosso povo, com foco no cuidado da pele e do bem-estar. Conhecemos compradores de diferentes perfis, inclusive supermercadistas, com os quais ainda não havíamos considerado”, afirmou Ana.

Empreendedoras demonstraram seus produtos para compradores.

A sócia, Suzan, lembrou que essa foi a sua primeira participação em uma rodada de negócios e destacou o potencial de novas parcerias.

“Foi excelente oportunidade para apresentar nossa marca, interagir com outros empreendedores e identificar contatos promissores. Saímos com potenciais clientes e diversos contatos para futuras reuniões, com expectativa de bons negócios”, ressaltou.

Sudoeste do Paraná

O casal Jose e Rosangela Peretti, proprietários de um minimercado em Capanema, no sudoeste do Paraná, buscou na feira inspirações para inovar no negócio. Com 23 anos de atuação, destacam a importância de estarem atualizados frente às transformações do setor.

“No início, tínhamos pouca informação. Hoje sabemos o quanto é essencial buscar conhecimento. Iniciativas como essa nos ajudam diretamente na gestão diária”, afirmou Jose, em sua primeira participação na ExpoApras.

Em seu negócio, Rosangela e Jose comercializam produtos de origem paranaense.

Melhor controle de estoque, precificação, revisão de processos e orientações para a equipe foram alguns dos aprendizados destacados.

“Assistimos a uma palestra sobre perdas e desperdícios que nos trouxe ideias práticas para adaptar procedimentos e orientar melhor nossos colaboradores”, completou Rosangela.

Empreendedores do sul do Paraná, na ExpoApras.

Maria Célia, gerente de duas unidades de supermercados em Renascença e Marmeleiro, participou pela quinta vez da feira e integrou a caravana do sudoeste do Paraná.

“Vir à ExpoApras é sempre enriquecedor. As tecnologias, a organização dos produtos e as estratégias de gestão que encontramos aqui são inspirações valiosas para aplicar no dia a dia”, pontuou.

Capital

Desde fevereiro, está em andamento em Curitiba o programa Impulsiona Minimercados, uma iniciativa do Sebrae/PR e da Associação Paranaense de Supermercados (Apras). O programa promove capacitações em gestão, vendas e inovação para empreendedores do setor.

Com a participação de 19 supermercadistas, o programa conta com consultorias, missões, visitas técnicas e capacitações para auxiliar no aumento da competitividade e levar os negócios a se tornem cada vez mais sustentáveis.

Viviane Sgarioni, integrante do programa, também participou das rodadas de negócios.

“Percebemos uma feira renovada. A rodada foi uma experiência riquíssima. Os encontros são diretos e produtivos. Gostei do contato com outras participantes e, com certeza, vamos avançar para a próxima etapa, buscando entregar ainda mais valor ao cliente. O mercado muda, o cliente muda, e nós também precisamos nos atualizar e evoluir”, concluiu.

Empreendedora voltou a ExpoApras, agora em busca de novos negócios.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.