O programa Aprimore, promovido pelo Sebrae/PR em parceria com a Ambev, chegou à sua etapa final nesta quinta-feira (24), em Curitiba. O evento de encerramento contou a presença de representantes das duas instituições e de empreendedores de parte das dez cervejarias. Os participantes ainda assistiram a uma palestra sobre o papel das mulheres no universo cervejeiro.

O evento celebrou a trajetória de fortalecimento vivida pelas microcervejarias que participaram do Aprimore, em uma jornada marcada por aprendizado e conexões estratégicas. São elas: Ignorus (Colombo), Étima (Campo Largo), Yellow Bird (Pinhais), Coice de Mula (Pinhais), Bucovina (Rio Negro) e, de Guarapuava, as empresas Água do Monge, Hank Bier, Irmandade Cervejaria, Jordana Bier e Metzgerbier. As empresas receberam certificados e, dessa forma, fecharam um ciclo, iniciando novas fases de desenvolvimento para os negócios.
Para o coordenador de mercado empresarial do Sebrae/PR, Luiz Antônio Rolim de Moura, o desenvolvimento do programa no Paraná foi bastante positivo, pois apresentou às microcervejarias participantes uma série de conceitos fundamentais para o posicionamento dentro do setor.
“O Aprimore cumpriu a sua missão no Paraná, que consistia em unir conhecimento técnico, gestão moderna e estratégia de mercado para o setor cervejeiro. Foi mais do que uma capacitação; o Sebrae/PR e a Ambev puderam entregar uma transformação às empresas participantes. Do que pudemos observar, houve um aprimoramento dos processos produtivos e financeiros, maior atenção ao controle de custos e o uso estratégico das redes sociais”, pontua o coordenador.

Criado em 2023 pelo Sebrae Nacional e Ambev, o Aprimore chegou ao Paraná no ano passado, após iniciativas realizadas no Nordeste e no Centro-Oeste do Brasil. No Estado, o projeto contou a participação de microcervejarias da região metropolitana de Curitiba (RMC) e de Guarapuava. Marta Rocha Araújo, gerente em conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, mostrou-se otimista com os resultados.
“A jornada das microcervejarias foi muito positiva, especialmente pelo alto nível de engajamento que tiveram em todas as etapas do programa, que resultou em trocas com especialistas e oportunidades de conexão com o mercado. Democratizar conhecimento e fomentar a cultura cervejeira no Brasil é uma das missões da Ambev, pois acreditamos que isso contribui para a evolução do setor. Com o Aprimore, oferecemos ferramentas valiosas para ações concretas, aumentando a competitividade dos participantes e seu crescimento sustentável”, afirma a representante da Ambev.

Representatividade
No encontro, Marta trouxe reflexões sobre as transformações do consumo de cerveja no País e a representatividade das mulheres nesse universo durante a palestra “Do Copo à Cultura: Mulheres, Consumo e Novos Jeitos de Brindar.
“A inclusão feminina não é apenas uma pauta de representatividade, mas uma oportunidade de negócio. Mulheres têm impulsionado inovação, diversidade de produtos e novas experiências de consumo. É preciso abrir espaço para essa atuação em toda a cadeia produtiva e reconhecer o valor delas além do consumo, mas como profissionais que transformam o mercado de dentro para fora”, reforça Marta.
Durante toda a jornada de desenvolvimento do programa Aprimore, os empreendedores tiveram a oportunidade de participar de consultorias especializadas do Sebrae/PR, mentorias técnicas com especialistas da Ambev e workshops em temas como gestão financeira, plano de negócios e marketing. Os representantes das cervejarias também realizaram visitas a locais e eventos do mercado cervejeiro, como a uma cervejaria de grande porte em Ribeirão Preto (SP) e ao Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em Blumenau (SC), no mês passado.
Aperfeiçoar a gestão de pequenas cervejarias e estimular os empreendedores a pensar no futuro das suas empresas com criatividade e uma mente inovadora foi uma das propostas apresentadas pelo Aprimore e um dos resultados observados pelos irmãos Leandro, Heloíse e Ricardo de Almeida Lima, proprietários da Irmandade Cervejaria, de Guarapuava.
“O que nos motivou a participar do programa foi a possibilidade de ter novas formas de pensar o nosso negócio, podendo aprender com quem já tem experiência no mercado. Agora, após concluirmos a jornada, estamos com mil ideias e projetos para melhorar o processo de venda, a logística e a redefinição das nossas estratégias, para mostrarmos competitividade no setor”, conta Leandro.

O Aprimore também contribuiu para resultados imediatos em cervejarias que, ao aplicar os conhecimentos adquiridos na jornada, conseguiram chamar a atenção de novos clientes e projetam novas possibilidades de ampliação, como revela o proprietário da cervejaria Bucovina, de Rio Negro, Sérgio Schelbauer.
“A participação serviu para aumentar o nosso número de clientes e já receber visitas turísticas na cervejaria e no nosso bar. Então, o resultado foi imediato, mas temos consciência de que o trabalho precisa ser mantido e ampliado. Graças às trocas de experiência com outras cervejarias, passamos a entender qual era o nosso público e, agora com o apoio o Sebrae/PR, poderemos melhorar cada vez mais os nossos processos”, comenta Schelbauer.