O projeto de extensão “As redes socioassistenciais do Paraná” vai coordenar um projeto voltado à formação de conselheiros tutelares no estado. O projeto é uma das 23 iniciativas estaduais que integram a recém-lançada Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Endica) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
O anúncio ocorreu durante o VI Encontro Nacional das Escolas de Conselhos (ENACON), realizado entre os dias 9 e 11 de abril, em Brasília. O evento reuniu representantes de todo o país para fortalecer a formação de conselheiros tutelares e de direitos no âmbito do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). A organização foi do MDHC em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Universidade de Brasília (UnB) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Os Conselhos Tutelares são compostos por pessoas eleitas diretamente em cada município e tem a missão de zelar pelo direito das crianças e adolescentes. Seu trabalho se tornou reconhecido como uma das principais frentes de proteção infanto-juvenil no país ao longo do tempo.

O projeto de extensão que estará a frente da Escola de Conselhos do Paraná já vem trabalhando com estudos sobre os serviços socioassistenciais oferecidos no estado. Com o objetivo de analisar e oferecer formação para profissionais ligados às redes do Paraná, a iniciativa, coordenada pelas servidoras coordenado pelas servidoras Ane Bárbara Voidelo e Thaís Souza da UFPR Litoral, terá a oportunidade de levar essa experiência também para os conselheiros tutelares.
Thaís destaca a afinidade da extensão com a proposta do Governo Federal e a sua relevância para a formação dos estudantes, ao proporcionar experiências práticas em complementariedade ao aprendizado teórico.
“A importância de uma equipe interdisciplinar e interprofissional é fundamental para o sucesso do projeto. Devido às características da extensão, essa abordagem permite a integração de diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma formação mais completa e abrangente para os estudantes e para os cursistas do Sistema de Garantias de Direitos”, completa.
Foto destaque: Macaé Evaristo, Ministra de Direitos Humanos e Cidadania fala em evento de Escolas de conselhos (Foto: Clarice Castro/MDHC)