Universitários dos cursos de Computação, Engenharia de Software e Turismo de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, participaram do Ideatur, uma maratona de criatividade promovido pelo Word Creativity Day, em parceria com o Sebrae/PR, Parque Vila Velha, Dbug, Lojas MM, Gasparelo Turismo e Vale dos Trilhos. Com oito horas de duração, o desafio teve como objetivo propor soluções inovadoras para os problemas apresentados pela governança de turismo da cidade.

A vencedora foi a equipe que criou o App Tur, um aplicativo que auxilia o turista a montar roteiros de viagem personalizados, conectando os visitantes a estabelecimentos de hospedagem, alimentação e experiências locais. Para Lívia Cristina Borges, acadêmica do curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e integrante da equipe campeã, a experiência foi enriquecedora.
“Foi um processo saudável no qual discutimos o que achamos melhor, refletimos sobre diferentes ideias e pedimos conselhos. Foi um dia bastante produtivo”, considera.

Como premiação, os vencedores receberam vouchers de viagem, um ano de internet gratuita e um combo aventura no Parque Vila Velha. A equipe que ficou em segundo lugar, com o projeto Mosaico Campos Gerais — um aplicativo que integra os destinos turísticos da região por meio de um mapa interativo —, ganhou vouchers de viagem, chicória artesanal e ingressos para o Parque Vila Velha. Já o terceiro colocado, com a proposta CGTour, uma plataforma digital com potencial de integração a um app, também levou vouchers e ingressos para o parque.
A consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral, destacou a importância da iniciativa como forma de engajar a comunidade acadêmica e fortalecer o ecossistema de inovação no setor turístico.

“O Ideatur mostra como a inovação pode nascer da colaboração entre diferentes setores. Ao aproximarmos o setor produtivo da academia, criamos um ambiente fértil para o desenvolvimento de ideias que impactam positivamente a economia local”, ressalta.
O empresário e diretor da Agência de Desenvolvimento de Turismo dos Campos Gerais (Adetur), Álvaro Fernandes Dias Filho, foi responsável por apresentar os desafios do setor aos participantes.
“É importante sensibilizarmos a comunidade e envolver a academia nas decisões do turismo. Colocamos alguns desafios para serem respondidos, que, associados à criatividade, geraram soluções inovadoras que ainda não haviam sido pensadas”, cita.
Já para Mateus Felipe Souza Pinto, coordenador comercial do Parque Vila Velha e um dos mentores da maratona, o evento foi uma oportunidade de reforçar o papel transformador do turismo.
“Ver jovens talentos propondo soluções criativas para valorizar o patrimônio natural e cultural da nossa região reforça o papel do Parque Vila Velha como espaço de inspiração e aprendizado”, comenta.
–