23ª edição do Putz  tem 11 premiações

A cerimônia de premiação do 23º PUTZ – Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba, uma sigla utilizada também para Prêmio Universitário Trash Zé do Caixão, em homenagem ao próprio ator Zé do Caixão, foi promovido pelos alunos de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR)  na última quinta-feira, 29 de fevereiro. O evento aconteceu no auditório do Departamento de Comunicação (Decom).

Foto: Ana Livia Barboza

O Putz é um trabalho prático obrigatório da disciplina de Fundamentos de Comunicação Audiovisual para os alunos dos três cursos do Decom: jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas.

Este ano, a edição contou com o apoio de três estudantes de cada área da Comunicação para a comissão organizadora do evento: três estudantes de Relações Públicas, três de Publicidade e Propaganda e três de jornalismo, ambos escolhidos por votação. 

Lísia Nunes, aluna do 3° período de Relações Públicas na UFPR, comentou que para este ano a comissão organizadora queria que o evento fosse como uma premiação de verdade. “A gente queria que parecesse o Oscar. Tivemos o cuidado de fazer Vts com todos os indicados de todas as categorias e as indicações iam passando enquanto as pessoas estavam apresentando”. Um outro ponto a ser levantado foi a questão financeira, que com a ajuda da comissão e dos alunos de RP, foi alcançada com êxito. “A gente conseguiu uma doação de uma ação que os alunos de RP fizeram no ano passado juntamente com o valor da taxa de inscrição de cada grupo para conseguir fazer toda a decoração do espaço e comprar comida e tivemos durante  o evento pipoca e refrigerante para todos os participantes”

A banca de  jurados foi composta por um representante de cada equipe vencedora na categoria “melhor PUTZ” nos últimos cinco anos. 

Alexandre Leonel Pereira Rocha, do 3º período de Publicidade e Propaganda da UFPR, ficou responsável pelas votações do evento e comenta como foi o resultado. “A gente tentou fazer de uma forma burocrática, de uma forma justa e não parcial, e foi bem legal participar”. 

Ao todo foram 10 filmes exibidos com aproximadamente duas horas de duração. Veja a lista dos premiados

Melhor edição: Sex Educom

Melhor fotografia: Ladeira Abaixo

Melhor roteiro: Sex Educom

Melhor direção: Ladeira Abaixo

Melhor atriz coadjuvante: Isabella Sarti da Costa – Sex Educom

Melhor ator coadjuvante: Leonardo Calesso – Um Maniaco da Praça Eppinghaus

Melhor atriz: Rafaelle Viante Scharnik – Sex Educom

Melhor ator: Rodrigo Matana – Meu Amigo Dianho

Melhor cena: Ladeira Abaixo

Melhor putz: Sex Educom

Pior putz: Desventuras no Decom 

Quem pode participar?

Para esta edição são sempre calouros do ano anterior, ou seja, grupos que fizeram Putz no ano passado e que estejam iniciando agora o seu 2º ano na graduação. 

O principal objetivo do evento foi promover a tradição do Putz. “É uma coisa que a gente ouve falar assim que a gente entra no Decom e todo mundo tem um carinho imenso para fazer acontecer, é algo muito tradicional. Eu e meus amigos tivemos a oportunidade de assistir Putz muito antigos, uma das primeiras edições lá do ano 2000 e é muito bacana ver como as coisas se mantêm. O carinho pelo evento, pelo Putz e por atingir toda a tradição que gira em torno do evento”, pontua Lísia Nunes. 

O coordenador do Putz e professor de Comunicação da UFPR, Elson Faxina, reforça que toda a apresentação de vídeos e premiações são coordenadas pelos alunos “Eu dou somente apoio e todo ano é diferente, mas este ano me surpreendeu tanto pelo evento no dia quanto pela organização. Eu não precisei ficar cobrando de ninguém. A equipe tocou tudo e ficou muito bem organizado”. 

Para Lísia é gratificante participar de algo que é tão tradicional e cheio de histórias. “Eu tive participação nisso e é muito gratificante porque tudo o que idealizamos nós conseguimos fazer”. 

O post 23ª edição do Putz  tem 11 premiações apareceu primeiro em Universidade Federal do Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.