O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), por meio de envio de expediente, solicitou ao diretor do DER-PR, Fernando Furiatti, informações sobre a apresentação do EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica) da nova ponte sobre o Rio Paraná, que ligará o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná (PR), a Taquarussu (MS).
Em fevereiro de 2023, a empresa Prosul foi declarada vencedora da licitação para a elaboração do EVTEA da obra da nova ponte sobre o Rio Paraná. Acontece que já venceu o prazo para a apresentação dos estudos, disse Romanelli na sessão desta segunda-feira, 10.
A ponte ligará os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. O objetivo dos estudos é avaliar as vantagens e desvantagens da obra, seu impacto no desenvolvimento socioeconômico da região, os possíveis impactos ambientais, as técnicas de engenharia a serem empregadas e a viabilidade do empreendimento, explica o deputado.
O contrato para a realização dos estudos, segundo Romanelli, foi firmado no valor de R$ 2.992.382,95, custeado por meio do convênio celebrado entre a Itaipu Binacional e os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Ocorre que o prazo estipulado para a conclusão do EVTEA foi de 18 meses e, até o momento, não há informações oficiais sobre a apresentação dos estudos.
Diante dessa situação, o presidente da Sociedade Civil Organizada (Socipar), Demerval Silvestre, buscou esclarecimentos junto à Frente Parlamentar Municipalista quanto à previsão para a apresentação do EVTEA. Considerando a importância da obra para a região, que será um novo corredor logístico, reduzirá o tempo de deslocamento para outras rotas e incluirá a restauração de 19,8 km da PR-577, são necessárias informações sobre a apresentação do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica da nova ponte sobre o Rio Paraná, completou Romanelli.
A ponte de dois quilômetros entre os dois estados, que mais investem na agroindústria, faz parte de um projeto ainda mais amplo, que inclui a duplicação da BR-376, conhecida como a Rodovia do Agronegócio Brasileiro, pela grande quantidade de caminhões que transportam a safra sul-mato-grossense passando pelo Paraná a caminho do Porto de Paranaguá. A estimativa de custo dessa obra é de cerca de R$ 350 milhões.