Hemepar de Curitiba precisa com urgência de doação de quatro tipos sanguíneos; saiba como ajudar

Doações costumam diminuir quando as temperaturas baixam no estado, entretanto a demanda por sangue permanece sendo atendida. Doação de sangue no Paraná

Gilson Abreu/Arquivo AEN

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Curitiba precisa com urgência de doações de sangue do tipo A+ e A-, O+ e O-. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) nesta segunda-feira (19).

Segundo o centro, as doações costumam diminuir quando as temperaturas baixam no estado, entretanto a demanda por sangue permanece sendo atendida na instituição.

? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

? Siga o canal do g1 PR no Telegram

Devido à validade das bolsas de sangue, e para um atendimento mais rápido, é importante que os doadores agendem as doações com antecedência no site da Sesa.

Neste ano, a rede do Hemepar recebeu 92.153 doações, sendo 21,4 mil na capital. Em 2024, foram mais de 55 mil contribuições na cidade.

O Hemepar é uma das unidades da secretaria responsável por coletar, fazer transfusões, armazenar, processar e distribuir sangue a 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos no estado.

A unidade de Curitiba fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no bairro Alto da XV. A unidade funciona de segunda a sábado das 7h30 às 18h.

LEIA TAMBÉM:

Vídeo: Balão cai perto de casas em Curitiba, pega fogo e assusta moradores

Saúde: Paraná destrói mais de 10 milhões de ovos como medida preventiva contra gripe aviária

Oportunidade: Concessionária de rodovias do Paraná faz feirão com 130 vagas de emprego para sete cidades

Quem pode doar sangue?

Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto.

Homens podem fazer a doação de dois em dois meses; as mulheres de três em três.

?Pessoas que têm procedimento estético, tatuagem ou tomam remédio podem doar? Veja perguntas e respostas

Durante o processo, são coletados cerca de 470 ml de sangue, de acordo com a altura e o peso do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames.

Todos os dias, cerca de 700 bolsas de sangue são encaminhadas aos hospitais paranaenses para os mais diversos tipos de tratamento, somando mais de 16 mil bolsas por mês e 200 mil ao ano.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias em g1 Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.