Iniciativa divulga a vitivinicultura em Bituruna, no Sul do Paraná

Press Trip Nacional contou com a participação de jornalistas e influenciadores com o intuito de divulgar a região como destino turístico. Foto: Siderlei Ditadi

Localizada a mais de 300 km de Curitiba, Bituruna, no sul do Paraná, não carrega apenas a cultura italiana e seu valor histórico, mas também o título de Capital do Vinho do Paraná, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado em 2020. Um legado que passa pelas gerações e demonstra a qualidade e a importância do vinho biturunense.

Levar um pouco dessa tradição fez parte do Projeto Imagem, uma iniciativa do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e do Sebrae. A ação aconteceu entre os dias 17 e 20 de fevereiro, em uma Press Trip Nacional, contando com a participação de jornalistas e influenciadores com o intuito de divulgar a região como destino turístico.

“A produção de vinhos local está intimamente ligada à cultura da cidade. Essa cultura deu força, mais tarde, para a conquista do selo da Indicação Geográfica (IG) com a variedade Casca Dura, trazida pelos colonizadores. Todo esse processo, que vem sendo construído há anos, tem fortalecido o turismo local e levado os produtos de Bituruna para diversas regiões do País, com segurança e qualidade”, destaca a consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki.

Martha Caus, executora do Projeto Imagem, destaca que a escolha de Bituruna como destino no Paraná aconteceu pelo fato de o município ser reconhecido como uma região produtora de vinho e que conta com uma IG.

“Isso foi determinantes para virmos para cá. O intuito do projeto é justamente dar mais visibilidade para esses polos produtores de uva e vinho, trazendo jornalistas e formadores de opinião para que conheçam, vivenciem e repliquem as informações aqui coletadas, para que os vinhos se tornem reconhecidos e valorizados pelos consumidores”, conta Martha.

O assessor de Cultura, Turismo e Comunicação de Bituruna, Gerson Luis Lazarini, destaca que o município vem investindo no fortalecimento do turismo e consolidando-se como um dos principais destinos da região para quem busca experiências ligadas a vitivinicultura, gastronomia e eventos culturais.

“Um dos grandes atrativos do município é a Rota do Vinho, que reúne diversas vinícolas tradicionais onde os visitantes podem conhecer o processo de produção, degustar rótulos premiados e vivenciar o enoturismo em meio a belas paisagens. Essa tradição se conecta diretamente à gastronomia local, com restaurantes especializados na culinária italiana e que valorizam os sabores típicos e harmonizações com vinhos regionais”, explica Gerson.

Convidados conheceram de perto a cultura e tradição dos vinhos de Bituruna. Foto: Siderlei Ditadi

Programação

Os convidados tiveram a oportunidade de conhecerem as vinícolas de Bituruna, a Sanber, Bertoletti e Sandi, além de uma programação de incluiu jantares harmonizados, muita gastronomia italiana, passeio por pontos turísticos, como o garrafão de vinho na entrada do município, visita aos parreirais e a famosa pisa, técnica tradicional que consiste em pisar as uvas para esmagá-las e liberar o suco, além de uma visita ao monumento de Santa Bárbara, padroeira de Bituruna, e à Ervateira Verde Real, Parque de Eventos, entre outros.

Michele Bertoletti Rosso, enóloga e CEO da Vinícola Sanber, avalia que a visita já trouxe frutos e é uma forma importante de mostrar a importância da cidade.

“Estamos cada vez mais nos especializando em entregar experiências turísticas que vão muito além de uma garrafa de vinho, em que se pode viver toda a cultura e história. A visita destes comunicadores contribui para que mais pessoas conheçam o potencial turístico da região. Nosso site de agendamento já está tendo bastante procura, diversas mensagens em redes sociais. Estamos colhendo frutos desta divulgação já”, comemora Michele.

Em visita à Casa de Massas Artesanais Beponi, eles conheceram um pouco da gastronomia da região. Foto: Siderlei Ditadi

Experiências

Repórter da TV Tarobá, afiliada da Rede Bandeirantes, em Guarapuava, William Batista conta que a experiência foi incrível.

“Uma experiência enriquecedora. Uma semana em que tive a oportunidade de vivenciar um outro olhar do jornalismo. De conhecer uma cidade que respira uma cultura única. Eu achava que conhecia Bituruna, mas vejo que ainda tenho muito a conhecer. Me senti muito feliz e honrado. Parabéns ao Sebrae e ao Consevitis pela iniciativa”, pontua William.

Valmir De Lara, do departamento de Turismo sobre Rodas do Viaje Paraná, destacou o quanto o turismo é evidente no município.

“Foi muito especial conhecer vinícolas que são referência no Paraná e que valorizam o nosso produto interno. Em Bituruna, vimos o quanto o turismo já é uma realidade e como a união dessas famílias e empreendimentos é importante para fomentar o que a cidade tem de melhor”, comenta Valmir.

Para a influenciadora de Estrela, no Rio Grande do Sul, Francine Agnoletto, do Viagens que Sonhamos, foi uma oportunidade única conhecer a cidade.

“Adorei demais conhecer a cidade. Tivemos experiências autênticas, boa gastronomia e mesa farta. Um dos grandes diferenciais que vivenciei aqui foi a valorização das pessoas, o sentimento de pertencimento. Todos com quem conversamos destacaram que adoravam morar aqui e preservar as raízes”, finaliza Francine.

O repórter da TV Tarobá, William Batista. Foto: Siderlei Ditadi

Destino Turístico Inteligente

Em 2022, o Sebrae/PR iniciou um trabalho no município com o programa Destino Turístico Inteligente (DTI), realizando o levantamento de dados, jornadas de produtos turísticos e a preparação de empresários para receber turistas e atender ainda melhor a população, na formatação de experiências e geração de conexões.

“Um dos nossos principais focos neste sentido foi avaliar esses empreendimentos e como eles poderiam melhorar as suas experiências, pudessem encantar os clientes, aprimorar as vendas. Desde então, temos visto o fortalecimento dos empreendedores, o trabalho em conjunto da cadeia produtiva local e com isso o aumento do turismo e o reconhecimento da cidade”, acrescenta Vanessa Viganó Vivan, consultora do Sebrae/PR.

IG

Em 2022 os vinhos produzidos em Bituruna receberam o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP), que atesta a qualidade de um produto ou serviço graças a sua origem. Ao todo, quatro vinhos Casca Dura (do tipo branco, aromático, seco, que leva esse nome por ser de uma variedade de uva rosada com a casca mais grossa, proveniente do cruzamento natural da uva moscato com uma variedade nativa) das vinícolas Sanber, Bertoletti, Di Sandi e Dell Mont receberam a IG, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

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