
Localizada a mais de 300 km de Curitiba, Bituruna, no sul do Paraná, não carrega apenas a cultura italiana e seu valor histórico, mas também o título de Capital do Vinho do Paraná, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado em 2020. Um legado que passa pelas gerações e demonstra a qualidade e a importância do vinho biturunense.
Levar um pouco dessa tradição fez parte do Projeto Imagem, uma iniciativa do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e do Sebrae. A ação aconteceu entre os dias 17 e 20 de fevereiro, em uma Press Trip Nacional, contando com a participação de jornalistas e influenciadores com o intuito de divulgar a região como destino turístico.
“A produção de vinhos local está intimamente ligada à cultura da cidade. Essa cultura deu força, mais tarde, para a conquista do selo da Indicação Geográfica (IG) com a variedade Casca Dura, trazida pelos colonizadores. Todo esse processo, que vem sendo construído há anos, tem fortalecido o turismo local e levado os produtos de Bituruna para diversas regiões do País, com segurança e qualidade”, destaca a consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki.
Martha Caus, executora do Projeto Imagem, destaca que a escolha de Bituruna como destino no Paraná aconteceu pelo fato de o município ser reconhecido como uma região produtora de vinho e que conta com uma IG.
“Isso foi determinantes para virmos para cá. O intuito do projeto é justamente dar mais visibilidade para esses polos produtores de uva e vinho, trazendo jornalistas e formadores de opinião para que conheçam, vivenciem e repliquem as informações aqui coletadas, para que os vinhos se tornem reconhecidos e valorizados pelos consumidores”, conta Martha.
O assessor de Cultura, Turismo e Comunicação de Bituruna, Gerson Luis Lazarini, destaca que o município vem investindo no fortalecimento do turismo e consolidando-se como um dos principais destinos da região para quem busca experiências ligadas a vitivinicultura, gastronomia e eventos culturais.
“Um dos grandes atrativos do município é a Rota do Vinho, que reúne diversas vinícolas tradicionais onde os visitantes podem conhecer o processo de produção, degustar rótulos premiados e vivenciar o enoturismo em meio a belas paisagens. Essa tradição se conecta diretamente à gastronomia local, com restaurantes especializados na culinária italiana e que valorizam os sabores típicos e harmonizações com vinhos regionais”, explica Gerson.

Programação
Os convidados tiveram a oportunidade de conhecerem as vinícolas de Bituruna, a Sanber, Bertoletti e Sandi, além de uma programação de incluiu jantares harmonizados, muita gastronomia italiana, passeio por pontos turísticos, como o garrafão de vinho na entrada do município, visita aos parreirais e a famosa pisa, técnica tradicional que consiste em pisar as uvas para esmagá-las e liberar o suco, além de uma visita ao monumento de Santa Bárbara, padroeira de Bituruna, e à Ervateira Verde Real, Parque de Eventos, entre outros.
Michele Bertoletti Rosso, enóloga e CEO da Vinícola Sanber, avalia que a visita já trouxe frutos e é uma forma importante de mostrar a importância da cidade.
“Estamos cada vez mais nos especializando em entregar experiências turísticas que vão muito além de uma garrafa de vinho, em que se pode viver toda a cultura e história. A visita destes comunicadores contribui para que mais pessoas conheçam o potencial turístico da região. Nosso site de agendamento já está tendo bastante procura, diversas mensagens em redes sociais. Estamos colhendo frutos desta divulgação já”, comemora Michele.

Experiências
Repórter da TV Tarobá, afiliada da Rede Bandeirantes, em Guarapuava, William Batista conta que a experiência foi incrível.
“Uma experiência enriquecedora. Uma semana em que tive a oportunidade de vivenciar um outro olhar do jornalismo. De conhecer uma cidade que respira uma cultura única. Eu achava que conhecia Bituruna, mas vejo que ainda tenho muito a conhecer. Me senti muito feliz e honrado. Parabéns ao Sebrae e ao Consevitis pela iniciativa”, pontua William.
Valmir De Lara, do departamento de Turismo sobre Rodas do Viaje Paraná, destacou o quanto o turismo é evidente no município.
“Foi muito especial conhecer vinícolas que são referência no Paraná e que valorizam o nosso produto interno. Em Bituruna, vimos o quanto o turismo já é uma realidade e como a união dessas famílias e empreendimentos é importante para fomentar o que a cidade tem de melhor”, comenta Valmir.
Para a influenciadora de Estrela, no Rio Grande do Sul, Francine Agnoletto, do Viagens que Sonhamos, foi uma oportunidade única conhecer a cidade.
“Adorei demais conhecer a cidade. Tivemos experiências autênticas, boa gastronomia e mesa farta. Um dos grandes diferenciais que vivenciei aqui foi a valorização das pessoas, o sentimento de pertencimento. Todos com quem conversamos destacaram que adoravam morar aqui e preservar as raízes”, finaliza Francine.

Destino Turístico Inteligente
Em 2022, o Sebrae/PR iniciou um trabalho no município com o programa Destino Turístico Inteligente (DTI), realizando o levantamento de dados, jornadas de produtos turísticos e a preparação de empresários para receber turistas e atender ainda melhor a população, na formatação de experiências e geração de conexões.
“Um dos nossos principais focos neste sentido foi avaliar esses empreendimentos e como eles poderiam melhorar as suas experiências, pudessem encantar os clientes, aprimorar as vendas. Desde então, temos visto o fortalecimento dos empreendedores, o trabalho em conjunto da cadeia produtiva local e com isso o aumento do turismo e o reconhecimento da cidade”, acrescenta Vanessa Viganó Vivan, consultora do Sebrae/PR.
IG
Em 2022 os vinhos produzidos em Bituruna receberam o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP), que atesta a qualidade de um produto ou serviço graças a sua origem. Ao todo, quatro vinhos Casca Dura (do tipo branco, aromático, seco, que leva esse nome por ser de uma variedade de uva rosada com a casca mais grossa, proveniente do cruzamento natural da uva moscato com uma variedade nativa) das vinícolas Sanber, Bertoletti, Di Sandi e Dell Mont receberam a IG, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).