Sucesso de público, Verão Maior Paraná bate recordes e gera 1,4 mil novas empresas no Litoral

Foram 64 dias, 33 shows de grandes nomes nacionais que reuniram 1,8 milhão de pessoas no Litoral e 2,4 milhões de atendimentos nos postos fixo do Litoral do Estado. A agenda oficial do Verão Maior Paraná se encerrou no último fim de semana com números positivos, movimento recorde e a aprovação de 92% da população que participou das atividades do festival organizado pelo Governo do Estado.

Lançado em 22 de dezembro, o Verão Maior ampliou os serviços prestados à população que mora ou passa a temporada na praia ou nas prainhas de água doce da Costa Noroeste. Além disso, levou ao Litoral shows de artistas de renome nacional, que movimentaram as cidades ao longo de sete fins de semana seguidos, e sediou uma série de campeonatos esportivos e atividades recreativas.

O maior movimento no Litoral, que também contou com 1,1 milhão de pessoas no Réveillon, também influenciou na abertura de empresas na região. Segundo dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), 1.461 novos negócios foram abertos em janeiro e fevereiro de 2025 nos sete municípios litorâneos, e 5.070 de julho do ano passado até fevereiro deste ano. O resultado nos dois primeiros meses do ano equivale a 20% de todas as empresas abertas no ano passado, que totalizaram 7.063 novos CNPJs no Litoral entre janeiro e dezembro de 2024.

Outro dado importante é que comerciantes apontaram que o faturamento cresceu 15%, segundo a Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima). O segmento de alimentação lidera o movimento, seguido pela hospedagem, que registrou ocupação superior a 90% em hotéis, pousadas e imóveis para locação.

“O grande sucesso do Verão Maior Paraná demonstra que fizemos uma aposta certa para movimentar nosso Litoral paranaense, girar a economia e fazer com que as famílias pudessem aproveitar suas férias da melhor forma possível”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Todo esse trabalho, além das obras de infraestrutura que estamos trazendo para região, como a revitalização das orlas e a Ponte de Guaratuba, atrai mais turistas para o nosso Litoral, gerando mais emprego para a região”.

“Essa é uma ação de entretenimento, mas também de fomento à economia do Litoral. Nesse ano deixamos a estrutura montada até o Carnaval. Mais de mil empresas foram abertas, os imóveis estão se valorizando 30% a mais. O desenvolvimento chegou e chegou com tudo junto com o Verão Maior Paraná. Além das obras, da ponte, das revitalizações das orlas, precisamos manter o turista no Paraná com tranquilidade. Com muita segurança, investimentos e atrações conseguimos isso”, disse Helio Wirbiski, coordenador geral do Verão Maior Paraná e secretário de Esporte.

“E nós já começamos o planejamento para a próxima edição. Até abril já montamos os chamamentos, as licitações, para que o ano que vem seja ainda maior. O Paraná está se consolidando com um dos melhores litorais do Brasil por unir infraestrutura, grandes atrações, tranquilidade e uma natureza impecável”, complementou.

Para a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o sentimento é de missão cumprida. “Foram 33 shows nas grandes arenas, mas foram mais de 80 shows somando as apresentações dos artistas paranaenses nos palcos Sunset. É um valor intangível para a cultura. Levamos arte e entretenimento para as pessoas. E o sentimento é unânime das pessoas: o sorriso no rosto”, disse. “Além disso, investir em cultura é um investir na economia, porque tem retorno muito rápido. A cultura é emoção na veia e rapidez no retorno”.

SHOWS – Os palcos montados em Matinhos e Pontal do Paraná receberam uma média de 55,1 mil pessoas por show, com todos os fins de semana de espetáculos somando um público médio de mais de 110,2 mil pessoas. Elas acompanharam shows de bandas, músicos e duplas de diferentes estilos, como Luan Santana, Zezé Di Camargo & Luciano, Fernando & Sorocaba, Jota Quest, Péricles, Titãs, Alexandre Pires, entre outros.

O grande destaque foi o show de Luan Santana no dia 2 de fevereiro, que reuniu o recorde de público da história do Verão Maior Paraná: sozinho, o sertanejo levou 164 mil pessoas ao palco em Matinhos. O segundo show com maior público foi o da dupla Zezé Di Camargo & Luciano: “os filhos de Francisco” botaram 119 mil pessoas na areia de Caiobá.

Antes, no dia 1º de fevereiro, os pagodeiros do Sorrio Maroto haviam levado 107 mil pessoas para Caiobá. O rock também teve um dos maiores públicos, mostrando a diversidade do Verão Maior Paraná: os veteranos do Titãs encerraram com chave de ouro o festival no último sábado (23) ao levarem 105 mil pessoas para o show em Matinhos.

ATIVIDADES – Além dos shows, diversas secretarias de Estado promoveram diferentes atividades nos seis postos fixos do Verão Maior no Litoral, instalados nas praias de Caiobá, Riviera, Ipanema, Praia de Leste, Shangri-lá e Praia do Cristo, e na Costa Noroeste, localizados em Porto São José, Porto Rico e Porto Maringá.

Foram 36 dias de programação, entre 28 de dezembro e 2 de fevereiro, em que foram contabilizados 2.430.836 atendimentos, unindo as cadeiras acessíveis, biblioteca, massagem, entre várias outras. Os veranistas também puderam aproveitar para praticar esportes como vôlei de praia e beach tennis, fazer aulas de trapézio, avaliação física e diversas outras atividades.

O número engloba o trabalho das equipes de promoções, itinerantes, o público dos Palcos Sunset, que levou artistas paranaenses para se apresentar para os veranistas, e estandes no Condomínio, local que reuniu diversas secretarias e órgãos do governo estadual, ofertando serviços e atividades.

Outra atração do Verão Maior foram os Jogos de Aventura e Natureza, que promoveram diversos eventos esportivos na Arena Verão Maior Portos do Paraná, no posto de Caiobá, com transmissões da TV Paraná Turismo, Band e Canal Combate para todo o Brasil.

Grandes nomes do esporte passaram pelo local, como Joaninha, hexacampeão brasileiro de motocross; Ágatha Rippel, jogadora de vôlei de praia medalha de prata na Olimpíada de 2016, acompanhada de Rebecca, Duda Lisboa e Natasha; Rodrigo Mancha e Happ enfrentando Gustavo Lazaretti e Eduardinho no futevôlei; e Popó, multicampeão de boxe, que prestigiou a vitória de seu filho Iago Freitas no Verão Maior Fight Show.

APROVAÇÃO – A programação e as atividades oferecidas pelo Verão Maior Paraná foram aprovados por 92% da população que participou de alguma de algum evento, seja musical, esportivo ou de lazer. O levantamento divulgado nesta segunda-feira (24) aponta ainda que o sucesso não ficou apenas entre turistas e moradores, já que 92,2% da população paranaense ouviu falar do festival.

Em relação a estrutura dos palcos montados na areia da Praia Brava de Caiobá, em Matinhos, e no balneário Marissol, em Pontal do Paraná, a sensação geral do público também foi muito positiva. As atrações musicais foram o principal destaque, com 92% dos participantes as avaliando como ótimas ou boas. Em seguida, aparece a segurança, com 91%, o conforto, com 85%, e a acessibilidade, com 83%.

A AtlasIntel também perguntou às pessoas que estiveram no litoral paranaense nesta temporada se a região melhorou ou piorou em relação a seis meses atrás dentro de diferentes critérios. Em todos os aspectos avaliados, a percepção da maioria das pessoas é de que houve melhorias, mas os principais destaques foram o turismo, com 74%, as opções de lazer, com 72%, a infraestrutura, com 66% e a segurança, com 62%.

O levantamento da AtlasIntel ouviu 1.200 pessoas de todas as regiões do Paraná entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95%.

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