Quem já empreende ou deseja começar um negócio e tem o desejo de prosperar sabe que o caminho traz desafios. Afinal, não existe uma receita pronta para ser um empreendedor de sucesso ou uma fórmula matemática que dê o resultado certeiro para que uma empresa seja bem-sucedida. Porém, algumas características e comportamentos, podem estimular o perfil de um grande empreendedor ou de uma grande empreendedora.
Para ajudar nessa jornada existe o Empretec – uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que no Brasil é aplicada pelo Sebrae, desde 1993.
Neide Sosvianin, de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, viveu a oportunidade de participar em um momento que a sua empresa, na área de andaimes e escoramentos, precisava trilhar um novo caminho.
“Na época nós tínhamos em torno de 25 colaboradores. Era um momento de decidirmos se enxugávamos a empresa em busca de rentabilidade ou se trilhávamos o caminho do crescimento. Optamos por crescer e foi um grande desafio. Participar do Empretec foi uma experiência que nos mudou, um divisor de águas em nossas vidas e na da empresa”, conta Neide.
Para ela, acreditar no crescimento foi uma decisão acertada, mas que veio a partir de muito estudo e trabalho.
“Fizemos os nossos planejamentos, investimos em cursos, treinamentos, muita leitura e hoje temos quase 300 colaboradores atuando em várias unidades no Paraná e Santa Catarina, o que nos permitiu chegarmos em um nível de governança corporativa”, conclui a empreendedora.
![](http://pr.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/16/2025/02/Neide-scaled.jpg)
Com mais de 60 horas de capacitação contando com atividades práticas, o programa é realizado em seis dias de imersão, trabalhando comportamentos empreendedores de sucesso. O programa já capacitou mais de 300 mil pessoas no Brasil, o que representa cerca de 60% dos participantes no mundo. O Empretec é realizado em aproximadamente 50 países.
“Eu diria que é essencial para quem buscam aprimorar sua gestão e resultados. A capacitação imersiva estimula a desenvolver características que vão desde calcular riscos, definir metas assertivas, ter planejamento, autoconfiança e persistência”, afirma a consultora do Sebrae/PR, Rafaela Cristina da Silva.
O Empretec vai além da teoria. A imersão de seis dias é totalmente vivencial, com casos reais e atividades práticas, proporcionando ao empreendedor a preparação necessária para aplicar os aprendizados em seu negócio.
“Ele realmente desafia a se redescobrir como empreendedor, avaliar cenários e fazer escolhas, que nem sempre são confortáveis, mas necessárias. Além disso, outro ponto-chave do programa é a oportunidade de fazer networking com empreendedores de outras áreas”, complementa Rafaela. Em 2024, foram 28 turmas com 673 participantes no Paraná.
![](http://pr.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/16/2025/02/Atilio.jpeg)
Oportunidades e mudanças
Empreendedor em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, Atílio Araújo Peruzzo, que atua no setor madeireiro, conta que o Empretec trouxe conhecimento e abriu novas possibilidades.
“É transformador se você realmente participa de forma ativa. É uma semana que exige bastante, mas que traz uma recompensa gigante à medida que definimos metas e colocamos em prática aquilo que planejamos. Para o nosso negócio trouxe efeitos importantes na parte de gestão e vendas. Vimos resultados de um mês acontecerem em uma semana”, testemunha Peruzzo.
Como participar?
Quem deseja participar do Empretec pode fazer a sua pré-inscrição por meio do link https://sebraepr.com.br/lp/empretec. Neste ano, são previstas 33 turmas no Paraná, que iniciam por Curitiba, em fevereiro.