Obra do Trevo do Catuaí, em Maringá, entra em nova etapa

A implantação de um novo viaduto na BR-376 em Maringá, na região Noroeste, obra conhecida como Trevo do Catuaí, entrou na etapa de escavação da ilha central para rebaixamento da pista da rodovia. Os serviços são administrados e fiscalizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

Vários desvios foram iniciados na semana passada, utilizando as novas vias marginais, ruas municipais e uma pista provisória no eixo da BR-376, para permitir o bloqueio do tráfego no trevo e início dos trabalhos. A interseção também recebia o fluxo de veículos da PR-317 e da Avenida João Pereira, que permanecem em nível e vão ser ligadas por meio de duas passagens superiores paralelas, funcionando como uma rotatória.

Além de retirar a terra na parte central do trevo, para o futuro rebaixamento da BR-376, estão sendo implantados o sistema de drenagem de águas e os dispositivos de contenção de talude no local.

O tráfego de veículos na região está se adaptando às mudanças, contando com sinalização provisória indicando os desvios, mas ainda deve enfrentar lentidão nos momentos de maior movimento. Usuários devem seguir utilizando maior cautela durante o período de obras, e atenção redobrada.

OBRA – O investimento no novo Trevo do Catuaí é de R$ 49 milhões. A obra teve início em junho passado e está atualmente 26,40% executada, de acordo com a medição mais recente, de janeiro.

Os serviços mais avançados são a implantação do sistema de drenagem, seguida pela terraplenagem e pavimentação, realizados principalmente na execução das vias marginais. Também avançou a contenção, com fabricação de peças de concreto, além das passarelas metálicas, também com fabricação de peças.

A obra prevê ainda, quanto estiver na reta final, nova sinalização horizontal, nova sinalização vertical, instalação de dispositivos de segurança viária, e nova iluminação pública.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.