O Laboratório de Cultura Digital (LabCD), projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), e a Rede das Produtoras Colaborativas promovem o 3º Encontro Nacional de Produtoras Colaborativas, de 20 a 23 de fevereiro. O evento conta com o apoio do Ponto de Cultura Circo do Capão, Comitê Gestor do Ponto de Cultura Digital e Mídia Livre, Pirasons, Universidade Livre e Produtora Colaborativa da Chapada Diamantina. As inscrições são gratuitas.
O 3º Encontro ocorrerá no Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA), no Vale do Capão (Caeté-Açu), com o objetivo de debater, aprimorar e fortalecer a tecnologia social desenvolvida pela Rede das Produtoras Colaborativas e a Política Nacional Cultura Viva. As produtoras culturais colaborativas têm como características comuns o uso de tecnologias livres, a sinergia com a cultura popular, com o território, o uso da criatividade para encontrar alternativas na carência de recursos financeiros ou materiais, o empreendedorismo solidário, a autogestão, a economia solidária e o trabalho horizontal.
Organizações sociais interessadas em compartilhar boas práticas e tecnologias livres deram origem à Rede de Produtoras Culturais Colaborativas, que atualmente está presente em três regiões do país, em mais de oito estados. Elas adaptam e implementam essas tecnologias sociais por meio da oferta de produtos e serviços e articulando arranjos produtivos locais. A Rede já organizou dois encontros nacionais e encontros regionais no norte, sul e nordeste. Ela foi certificada pela Fundação do Banco do Brasil, como tecnologia social, em 2015.
Para ampliar a mobilização dessas organizações sociais em relação à Política Nacional Cultura Viva, o 3º Encontro visa estimular e estreitar parcerias entre as integrantes da Rede, os Pontos, Pontões e Comitês de Cultura. A programação será composta por mesas de debates, rodas de conversas, oficinas e apresentações culturais. Serão ofertadas mais de 20 oficinas que abordam temas como gestão de projetos, comunicação colaborativa, questões territoriais, educação, música e tear. O encontro ainda terá, em sua programação, atrações musicais, rodas de conversas, vivências e oficinas.
LabCD
O LabCD é um projeto de extensão da UFPR, desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura, que atua como um espaço de articulação, reflexão, elaboração e desenho de soluções ligadas às políticas de Cultura Digital no Brasil. A iniciativa, que teve sua primeira edição em 2013, atualmente é coordenada pela professora doutora Maria Tarcisa Bega, que atua na graduação e pós-graduação em Sociologia e tem um longo currículo na gestão universitária. Maria Tarcisa foi coordenadora de extensão (1994), pró-reitora de extensão e cultura (2002-2003), vice-reitora (2003-2006), diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (2006-2014) e chefe do departamento de Sociologia (2018-2020).
O foco do projeto LabCD está na integração das novas tecnologias às expressões culturais, promovendo o letramento digital, uso de linguagem simples e o desenho de políticas públicas que ampliem o acesso à recursos para a cultura. O projeto integra o processo de articulação da Cultura Digital junto às políticas públicas de cultura no país, iniciado em 2013 e retomado em 2023. Para isso, atua junto com os Comitês Estaduais de Cultura, Agentes Territoriais de Cultura, Pontos e Pontões de Cultura. A iniciativa defende a reestruturação dos espaços de produção de conhecimento, reafirma o compromisso da UFPR na rede da cultura digital brasileira e promove diversidade e sustentabilidade na esfera digital.
Mais informações:
Laboratório de Cultura Digital:
MinC:
Produtoras Colaborativas:
Texto: Aline Gonçalves (Seção de Comunicação – Secom/UFPR Litoral), com informações do LabCD
The post Laboratório de Cultura Digital da UFPR promove evento nacional; 20 a 23/02 first appeared on Universidade Federal do Paraná.