Programa Compra Pérola impulsiona negócios locais e movimenta R$ 6,1 milhões

Empresários de Pérola, na região noroeste do Paraná, passaram a contar com uma nova oportunidade de crescimento e fortalecimento econômico por meio do Programa Compra Pérola. A iniciativa, lançada em julho de 2024, amplia a participação de empresas locais em licitações públicas. Desde sua implementação, o programa já viabilizou 24 processos licitatórios, envolvendo em torno de 50 empresas e movimentando mais de R$ 6,1 milhões na economia.

Pérola tem 12 mil habitantes e mais de 100 empresas aptas a concorrer às licitações. Crédito: arquivo/Prefeitura.

A iniciativa foi viabilizada pela adequação do município ao Acórdão 2122/2019 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, permitindo que a administração pública municipal realize licitações exclusivas para que negócios locais forneçam produtos e serviços. O programa foi estruturado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Pérola, Sebrae/PR e a Associação Comercial de Pérola (Acep), oferecendo capacitação e suporte aos empresários. No Noroeste, municípios como Umuarama, Maria Helena e Icaraíma também adotaram medidas semelhantes, consolidando um cenário favorável para o desenvolvimento empresarial estadual.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira, o trabalho de implantação do programa foi intenso, durando quase sete meses. Entre as etapas, destacam-se a definição das diretrizes para compras locais, o planejamento de aquisições, a elaboração do plano de ação, a capacitação e, por fim, a apresentação do programa aos empresários locais.

“O objetivo foi preparar a prefeitura para adquirir produtos e serviços das empresas do Município, contribuindo tanto para o fortalecimento do setor empresarial quanto para o desenvolvimento econômico”, afirma Pereira. O programa também abrange os 21 municípios que integram a Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios).

Empresário em Pérola há 14 anos, Rubens Monteiro atua nos segmentos de utilidades domésticas, brinquedos e papelaria, e já participou de três licitações. Para ele, o programa trouxe benefícios para ambas as partes: município e empresários.

“Comprar das empresas locais é muito mais vantajoso para a prefeitura, pois os impostos permanecem na cidade. Por outro lado, os empresários se sentem mais valorizados e motivados a oferecer produtos e serviços de qualidade”, destaca Monteiro.

Prefeita de Pérola, Valdete Cunha, afirma que programa mudou a visão de empresários. Crédito: arquivo/Prefeitura.

Para a prefeita de Pérola, Valdete Cunha, o programa gerou uma mudança de mentalidade entre os empresários, que, segundo ela, demonstravam certa resistência em vender para a prefeitura, seja devido à concorrência ou à burocracia envolvida.

“A implantação do Programa Compra Pérola trouxe aos comerciantes do Município a oportunidade de compreender, de fato, como funcionam as licitações e os benefícios de vender para o poder público”, destaca a Prefeita. A expectativa é que, em 2025, o programa amplie ainda mais o número de participantes do que em 2024.

A prefeita ainda lembra que o comerciante que nunca havia vendido para a prefeitura e agora está vendendo tem elogiado o processo. “Essa propaganda espontânea é a melhor que existe. Por isso, acreditamos que, em breve, a participação das empresas da cidade e também das cidades vizinhas crescerá ainda mais”, finaliza Valdete.

A cidade de Pérola possui quase 12 mil habitantes e conta atualmente com cerca de 100 empresas com potencial para atender às demandas da prefeitura. Os outros municípios da Amerios são: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Mariluz, Nova Olímpia, Perobal, São Jorge do Patrocínio, Tapira, Umuarama e Xambrê.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.