Uma referência para os empreendedores do varejo paranaense sobre as maiores tendências do setor em todo o mundo. O Guia de Tendências Especial Varejo, organizado pelo Sebrae/PR, pode ser obtido, gratuitamente, por meio do link. A publicação, lançada nesta quinta-feira (6), traz as principais novidades apresentadas na NRF Retail’s Big Show, maior feira do varejo mundial, realizada em Nova Iorque (EUA) no mês passado.
O guia conecta uma série de estudos do Sebrae/PR com as principais novidades apresentadas na maior feira do varejo mundial. Por meio de uma metodologia que observa diversos dados e relatórios de consultorias de tendências de diferentes setores e portes, o guia cruza estas informações com as tendências vistas na NRF, o que resulta em um guia que traz o que há de mais atual no varejo com a realidade do setor no Estado.
O consultor do Sebrae/PR, Maurício Reck, explica que, em relação ao guia e a à NRF do ano passado, foi possível notar um conjunto de tendências que não se resume apenas à tecnologia, mas também ao aprimoramento da experiência do cliente com mais criatividade e presença física dos negócios.
“Naturalmente, a inteligência artificial e a sustentabilidade são temas recorrentes no setor de varejo, mas duas questões nos chamaram bastante a atenção: a importância da loja física como um espaço de conexão, de criar memórias, e uma experiência mais voltada para a brincadeira, o lúdico. Em um cenário onde temos dados cada vez mais alarmantes sobre estresse, depressão e fadiga, há uma tendência de as empresas fomentarem mais a criatividade”, explica Reck.
Novas tendências, melhores experiências
A proposta do guia é a de que os empreendedores do setor possam converter tendências mundiais em soluções práticas para o dia a dia. Camille Holmer, empresária do setor de recursos humanos em Curitiba, atua com gestão de pessoas em negócios varejistas. Ao utilizar o conteúdo, na edição anterior, ela conseguiu mapear principais necessidades dos seus clientes.
“O guia nos mostrou, principalmente, para onde os nossos clientes estão indo, o que nos permitiu montar treinamentos e prospecções mais adequados às demandas do mercado onde atuamos. Exemplo desse efeito é que, se antes nosso trabalho funcionava mais por indicação, hoje temos um produto mais digital, em que adaptamos a linguagem para novos cenários. O guia foi bem importante para realizarmos esse processo”, revela Camille.
![](http://pr.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/16/2025/02/Foto-Camille-Divulgacao.jpeg)
Sandra Klein, empreendedora do ramo de alimentação natural, de Marechal Cândido Rondon, participou da NRF do ano passado e pôde acompanhar as principais tendências do varejo. Em sua visão, o guia traz um norte para que os pequenos negócios encontrem os seus diferenciais em relação ao mercado.
“A feira me deu acesso a uma grande variedade de informações e inovações, que são o resultado de pesquisas de quem está à frente do mercado. A partir disso, o guia nos ajuda a trazer um atendimento personalizado e a mostrar os nossos diferenciais diante do público, independentemente do setor em que atuamos”, comenta a empreendedora.
![](http://pr.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/16/2025/02/Foto-Sandra-Divulgacao.jpeg)
O lançamento do guia para o varejo é uma porta de entrada para os empreendedores que querem contar com o apoio do Sebrae/PR no impulsionamento dos seus negócios, como reforça Maurício Reck.
“Com o guia, nós trazemos tendências, cases e relatórios, mas também mostramos para o varejista que ele pode contar conosco, através dos nossos workshops e consultorias, em que o empreendedor pode desenhar um plano de ação para a sua empresa e aprender a aplicar essas tendências da melhor maneira”, conclui o consultor.