Na última sexta, calouros comemoraram aprovação no Vestibular UFPR com tradicional banho de lama 

A tarde da última sexta-feira (17) foi de celebração para mais de quatro mil candidatos aprovados no Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Como manda a tradição, os calouros tiveram seus nomes anunciados em meio ao animado banho de lama no Campus Agrárias, em Curitiba. 

Entre os aprovados, a maioria composta por mulheres, está Mariana, futura bacharela em Direito. Ela celebrou a conquista ao lado da avó, Bierina, de 82 anos. “Estou muito feliz! Vim com a família toda. Até minha avó, que sempre foi brava e rabugenta, chorou de emoção”, contou, rindo. 

Caloura de Direito, Mariana e sua avó, Bierina. Foto: Luana Lopes

Outra avó que transbordava felicidade era Otilia dos Santos. Além de comemorar a aprovação da neta, Isabelle dos Santos, em Medicina, ela própria garantiu uma vaga no curso de Turismo. Aos 60 anos, será a primeira entre os irmãos a concluir uma faculdade – um sonho que agora se torna realidade. “Amo turismo! Viajar com conhecimento e tecnologia avançada é tudo de bom”, destacou. Ela também deixou um conselho inspirador: “Não desistam dos seus sonhos! Se não passar de primeira, continue tentando. Nunca é tarde.” 

João Angelo Gusso e o pai, Adriano Gusso. Captura de tela: Amanda Poso

Já Isabelle, de apenas 19 anos, passou na segunda tentativa para Medicina e não escondia a empolgação para começar o curso. “Sei que será desafiador e que precisarei me dedicar muito, mas é algo que amo e sempre quis. Tenho certeza de que valerá a pena e estou preparada”, afirmou. 

A emoção tomou conta das famílias, que compartilharam a alegria ao lado dos novos universitários. Pais, irmãos, avós, tios, genros e noras vibraram juntos. O pai de João Angelo Gusso, aprovado em Ciências Econômicas, destacou o orgulho pelo filho, que tentou o vestibular pela segunda vez. “A emoção é muito grande”, celebrou Adriano Gusso. 

Pela primeira vez, quilombolas ingressam por cotas

Este foi o primeiro vestibular realizado pela UFPR após a atualização da Lei de Cotas, que no fim de 2023 introduziu a reserva de vagas para quilombolas. Foram aprovadas, neste vestibular, duas candidatas nessa modalidade.

Uma delas, Milena de Paula Lima, cursará Medicina Veterinária. Ela conta que desde pequena é loucamente apaixonada pelos animais, muito devido às festas realizadas em bairros quilombolas, onde há cavalgadas. “Quando percebi meu interesse pelos animais, coloquei na minha cabeça que seria veterinária. Entrei em colégio agrícola, fiz ensino técnico em agropecuária e depois descobri que que queria mesmo me aprofundar na área da medicina”, conta a caloura que tem origens no quilombo de Ribeirão Grande, no interior de São Paulo.

Milena mora em Piraquara e vai cursar Medicina Veterinária. Foto: Arquivo pessoal

Com 19 anos de idade, as expectativas de Milena para o curso são as melhores possíveis. “Entrei decidida, sempre quis essa área e espero o melhor. A UFPR tem um grande valor pelo seu ensino de qualidade e certamente é a maior universidade do Paraná”, finaliza.

The post Na última sexta, calouros comemoraram aprovação no Vestibular UFPR com tradicional banho de lama  first appeared on Universidade Federal do Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.