![](https://ufpr.br/wp-content/uploads/2024/05/DO-PARANA-12-150x150.jpg)
O ambiente acadêmico, sobretudo quando enfrentamos um momento de greve que naturalmente carrega consigo tensões e embates, exige cuidado e responsabilidade redobrados na divulgação de informações. Assim, a Reitoria e presidência do Conselho Universitário (COUN) da UFPR vêm a público esclarecer apontamentos importantes sobre a nota divulgada nesta sexta-feira (03/05) pelo Comando de Greve Unificado (docentes, TAEs e estudantes).
É preciso destacar que não existe confronto entre a Reitoria da UFPR e o movimento grevista. Ao contrário, o COUN aprovou por unanimidade, em sua última reunião, uma moção que reconhece a legitimidade das reivindicações grevistas e declara apoio público à pauta do movimento. A nota foi aprovada por votação nominal, sem manipulação ou interferência, como tenta sugerir a nota divulgada.
Lamenta-se que o Comando de Greve Unificado busque caracterizar como não democrática a mesma reunião do COUN, realizada na última terça-feira (30/04) para votar a suspensão do calendário acadêmico. Sugerem até uma suposta convergência de interesses entre a Reitoria e pessoas que invadiram o sistema de transmissão – ato que levou à decisão de suspender a sessão.
A nota do comando grevista ignora que a escolha do sistema remoto para a realização da sessão foi um sinal de respeito ao movimento, uma vez que a sessão presencial exigiria a participação de servidores de unidades administrativas que aderiram à greve. Importante dizer ainda que a sessão transcorreu normalmente, até ser constatado o acesso de pessoas não autorizadas, o que gerou preocupação com a segurança e o bom andamento do ambiente democrático, diante da importância dos debates a serem travados. A presidência do COUN decidiu então pela suspensão da reunião, no entender de que seria a decisão mais responsável e prudente, para não contaminar e garantir o ambiente democrático do Conselho Universitário.
Também não é verdade que participantes favoráveis à greve tenham sido impedidos de se manifestar durante a reunião. Todos os conselheiros inscritos manifestaram-se livremente e os membros do comando de greve falaram no início da sessão, conforme combinado previamente. Negar isso, assim como contestar as decisões tomadas durante a sessão, significa negar e desrespeitar a própria legitimidade do Conselho Universitário, órgão deliberativo máximo da UFPR.
Quanto à suposta ilegitimidade da representação estudantil presente à sessão do COUN, cabe esclarecer que o estatuto do Diretório Central dos Estudantes, seu Capítulo I, artigo 43, estabelece que as eleições para a entidade serão convocadas por uma Comissão Eleitoral (COE), escolhida em Conselho de Entidades. A partir da instituição da COE, esta passa a representar o DCE em todas as atribuições, inclusive a representação estudantil nos Conselhos Superiores de universidade.
A nota divulgada pelo comando da greve não contribui para a busca de soluções dos impasses que vivemos e para a construção de um ambiente de respeito ao processo democrático. Não há caminho fora do diálogo respeitoso, aberto e com respeito à institucionalidade, e é desta forma que nossa gestão busca administrar a UFPR.
O post Esclarecimentos a respeito da nota do Comando Unificado de greve apareceu primeiro em Universidade Federal do Paraná.