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O Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Rolândia completou 15 anos nesta sexta-feira (7). O espaço, estabelecido por meio da parceria entre o Sebrae/PR, a Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (Acir), a Associação dos Contabilistas de Rolândia e a Prefeitura Municipal, foi um dos primeiros a serem inaugurados no norte do Paraná e se tornou referência no apoio de micro e pequenas empresas da cidade. A data simbólica foi celebrada com uma solenidade, que reuniu representantes das entidades e lideranças públicas e empresariais do Município, na sede do PA, dentro do prédio da Acir.
Só em 2024, o PA de Rolândia realizou mais de 500 atendimentos a 320 empresas, entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte, a maior parte delas nos segmentos de comércio, serviços, indústrias e turismo. O portfólio de produtos do canal Ponto de Atendimento é composto por soluções presenciais, digitais e híbridas, totalmente gratuitas. Em Rolândia, os temas mais buscados pelos empreendedores, no ano passado, foram planejamento, marketing e empreendedorismo.
O gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Rubens Negrão, explica que o Ponto de Atendimento ao Empreendedor é uma forma de a instituição se fazer presente nos municípios, com o apoio de parceiros, para levar suas soluções, que incluem cursos, capacitações e consultorias. Ele lembra que a criação dos PA integra uma estratégia do Sebrae/PR para ampliar os seus canais de atendimento no Estado e que a cidade de Rolândia foi uma das primeiras a instalarem o espaço na região.
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“É importante contar com a parceria da Acir, prefeitura e Associação dos Contabilistas, que compartilham do mesmo propósito e missão. Através do PA, conseguimos fortalecer nossa presença na cidade e fazer com que as empresas rolandenses cresçam, se desenvolvam, e também se tornem médias e grandes, empregando mais pessoas, trazendo recursos para o Município e fazendo com que a economia local se desenvolva”, afirma.
A presidente da Acir, Maria Fernanda Casado Serpeloni, destaca a relevância do PA para a cidade, pois o serviço facilitou o acesso do empresariado local às soluções do Sebrae/PR. Ela aponta que as micro e pequenas empresas exercem relevante papel no fomento à economia local, pois geram emprego e renda e tornam a cidade mais dinâmica. Na visão dela, as entidades e o poder público municipal tiveram, lá no passado, uma visão muito clara da importância do investimento no futuro da cidade.
“O PA também atua como agente de tecnologia e inovação, temas que, muitas vezes, para micro e pequenas empresas, estão mais distantes”, complementa.
O prefeito de Rolândia, Ailton Aparecido Maistro, diz que o Município é parceiro do Sebrae/PR em várias frentes e que o PA é uma delas, para oferecer apoio e orientação aos empresários que estão começando e buscam conhecimento para se desenvolver no mercado. Ele informa que a cidade se desenvolveu, saindo da 24ª colocação para a 19ª, em três anos, no que diz respeito à arrecadação no Paraná.
“Temos registrado um crescimento fora da curva, fruto de um trabalho muito técnico e profissional”, observa.
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O presidente da Associação dos Contabilistas de Rolândia, Márcio Lopes do Carmo, explica que os contadores têm um papel fundamental na assessoria às micro e pequenas empresas que, no PA, se reflete em orientações e treinamentos para os empreendedores.
“A maioria das grandes empresas de hoje começou pequena. Capacitar um empresário para que ele possa saber fazer sua formação de preço, aprender a vender, é de suma importância para o sucesso e continuidade do negócio. Então, esse Ponto de Atendimento contribui nesse sentido”, avalia.
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no prédio da Acir, que fica na Rua Arthur Thomas n° 1.100.