Nesta segunda-feira (15) a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reuniu com o comando de greve dos servidores técnico-administrativos. O encontro foi marcado pelo compromisso mútuo em favor da pauta nacional e pelo reconhecimento das lutas por direitos. O reitor iniciou a reunião reafirmando o compromisso da reitoria com os princípios, apresentados inclusive previamente no Conselho Universitário, e salientou o apoio à recomposição salarial e à reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).
Dentre os pontos discutidos neste encontro da reitoria com o comando de greve, destacou-se a questão dos editais que estão abertos na UFPR. O Reitor ressaltou a importância de se considerar as particularidades de cada edital, e os eventuais riscos de perda de recursos ou de vagas (de servidores técnicos ou docentes) que a paralisação de cada um dos editais pode implicar, bem como a especificidade de editais que são vinculados a agências de fomento (como a CAPES, CNPq ou Fundação Araucária, por exemplo). Por outro lado, a Reitoria da UFPR decidiu suspender temporariamente editais de verbas próprias a serem abertos e iniciativas que estavam em andamento, em decorrência do movimento grevista em curso e da paralisação dos docentes a partir desta semana. Entre as medidas afetadas estão o edital de fortalecimento da extensão e o início das atividades das disciplinas transversais de graduação. A decisão visa evitar possíveis prejuízos decorrentes do atual cenário de mobilização.
Estabeleceu-se como premissa a submissão das questões que causem dúvidas aos comitês de ética da greve e que esta instância – entre reitoria e comando de greve – se ocupe de questões estratégicas que eventualmente transcendam a esfera dos comitês de ética.
Foi estabelecido um cronograma de reuniões periódicas, a serem realizadas todas as segundas-feiras à tarde, para discutir a questão da greve, além da instituição de um outro cronograma para debater a pauta local. O Reitor enfatizou que pretende participar pessoalmente, sempre que possível, em todas as reuniões futuras. Nesta reunião, estiveram presentes o Reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a Chefe de Gabinete Marinês, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas (PROGEP) Douglas e o representante do Hospital das Clínicas (CHC), Railson Henneberg.
O post UFPR Realiza Reunião com Comando de Greve dos Técnicos para Avaliação de Editais Abertos apareceu primeiro em Universidade Federal do Paraná.