Sebrae/PR lança programa para desenvolver produtos de experiência

O Sebrae/PR realiza em Maringá, no noroeste do Paraná, no dia 22 de maio, das 19h às 22h, o evento de lançamento da Jornada de Desenvolvimento de Produtos de Experiência. A ação será gratuita e acontece na fábrica da Hórus Cervejaria, reunindo empreendedores do setor de turismo interessados em criar ou aprimorar produtos baseados em experiências autênticas.

A jornada é uma iniciativa exclusiva do Sebrae/PR, com foco em negócios como cafeterias, bares, restaurantes, meios de hospedagem e atrativos turísticos. Durante o lançamento, será apresentada a palestra “Transforme seu produto em experiências autênticas”, conduzida por Perseu Bastos, consultor do Sebrae/PR, que atua na área de estratégias, gestão e negócios voltados ao turismo.

“O programa surgiu em 2022 com o objetivo de apoiar empresários na identificação, formatação e divulgação de experiências. Além disso, os participantes aprendem a aumentar o ticket médio, atrair novos clientes e posicionar sua marca como referência no mercado”, explica Perseu.

Durante a jornada, os participantes terão suporte para reconhecer o potencial de seus negócios como produtos turísticos, construir narrativas e propostas de valor diferenciadas e se conectar com o novo perfil de consumidor, mais interessado em vivências do que apenas em serviços.

Em oficina com bar e café, curso básico de mecânica para mulheres faz sucesso. Foto: divulgação.

O impacto do programa já é percebido por quem participou de edições anteriores, como Aurélia Mott, que tem um café e bar dentro de uma oficina automotiva. Ela conta que a ideia de um novo produto surgiu a partir do entendimento de que mais mulheres poderiam conhecer cuidados básicos para se ter com automóveis.

“Meu marido é mecânico sempre me ensinou cuidados essenciais. Sempre pensei que isso deveria ser compartilhado com mulheres, que moram, trabalham, são mães sozinhas. Como temos um espaço bacana, a partir do programa criamos o curso Papo de Garagem e o Papo de Garagem Delas. Desenvolvemos de forma que contribua com as pessoas, e conseguimos ter lucro. Muitas mulheres que vêm aprender se tornam clientes na oficina e no café bar”, conta Aurélia.

Michael Tamura esgotou vagas de workshop que criou a partir do programa. Foto: divulgação.

Quem também criou um produto a partir do programa foi o empreendedor Michael Tamura.

“Participei do Desenvolvimento de Produtos Turísticos em 2024, onde estruturei o ‘Workshop Barista em Casa’. Foi um sucesso! Vendemos todas as vagas na primeira turma”, conta o empreendedor.

Michael destaca que o programa contribuiu para uma mudança estratégica no negócio.

“Estamos no mercado de cafés especiais desde 2008, mas a cafeteria só foi inaugurada em setembro de 2023. A jornada nos ajudou a repensar nossa atuação e estruturar um produto voltado aos ‘coffee lovers’ iniciantes, dentro da Rota dos Cafés Especiais de Maringá e Região.”

As inscrições para o evento de lançamento podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/zmDRH1w9uj1nGnJ79.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.