Programação conta com mesa-redonda sobre o projeto Ygá-Mirî e visita guiada a acervo de acesso restrito
Como parte da programação da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) promove dois eventos gratuitos na tarde de sexta-feira (16) no Campus Juvevê, em Curitiba.
Com início às 14h, acontece no Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas (CEPA) a mesa-redonda “Comunidades como agentes de transformação nos museus: o projeto Ygá-Mirî no MAE-UFPR”. De acordo com o Museu, a conversa gira em torno de práticas museológicas decoloniais e musealização compartilhada, e contará com a presença de membros da comunidade Avá Guarani, pesquisadores e especialistas em audiovisual e conservação.
Mais tarde, às 16h, terá início uma visita guiada à reserva técnica — isto é, um espaço de acesso restrito, onde são armazenados materiais que demandam cuidado especial — do MAE-UFPR. Lá, o público poderá conhecer objetos da cultura Avá Guarani, junto a vestígios arqueológicos da região da Terra Indígena Guasu Guavirá, no oeste do Paraná.
O projeto Ygá-Mirî (Canoa Pequena) é fruto de parceria do museu com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A 23ª Semana Nacional de Museus, por sua vez, tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Além do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, o Museu de Arte da UFPR (MusA) também participa da programação.
Os eventos do MAE-UFPR, além de gratuitos, oferecem certificação aos participantes. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas via preenchimento de formulário.
Serviço
Mesa-redonda “Comunidades como agentes de transformação nos museus: o projeto Ygá-Mirî no MAE-UFPR”
Horário: 14h.
Visita Guiada à Reserva Técnica do MAE-UFPR
Horário: 16h.
Locais: Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas (CEPA) e MAE-UFPR.
Endereço: UFPR Campus Juvevê, Rua Bom Jesus, 650, Curitiba.
Com informações de Fábio Marcolino