Nova direção do Setor de Ciências da Saúde da UFPR toma posse

“Hoje celebramos não apenas o começo de uma gestão, mas a continuidade de um trabalho coletivo. Juntos somos mais”. Com essa visão, Edison Tizzot tomou posse como diretor do Setor de Saúde da UFPR, acompanhado de sua vice, Thais Martins Guimarães. A solenidade ocorreu no auditório do Setor, em 28 de março. Tizzot assumiu oficialmente o cargo no último dia 17, e Thais, no dia 24. 

A chapa 1 “Juntos Somos Mais” venceu com 690 votos. A votação foi realizada no dia 6 de dezembro de 2024. No discurso, Tizzot lembrou dos cursos iniciais da área da saúde – Medicina, Odontologia e Farmácia – e destacou que, atualmente, a Federal possui seis, somados Enfermagem, Nutrição e Terapia Ocupacional. O Setor conta com 447 docentes, 171 técnicos e 4290 alunos, destacou. 

Tizzot falou, ainda, do seu encantamento com a especialização e a arte de ensinar, sentimento que cultiva desde os primeiros anos como docente. “Formar novos médicos é o que fiz nos últimos anos”. Em sua fala, Thais agradeceu a acolhida recebida. “Não é uma conquista solo. É preciso valorizar e agradecer as pessoas que fizeram parte dessa história permitindo essa conquista. Sou extremamente grata”, disse.

A vice-reitora da Universidade, professora Camila Girardi Fachin, participou da cerimônia. “É um dos nossos maiores setores e a parceria com a reitoria é fundamental. Teremos desafios nos próximos anos e o momento é de união”, frisou.

Parcerias com o Hospital do Trabalhador, clínicas odontológicas e o Complexo Hospital de Clínicas da UFPR foram lembradas e enaltecidas. O reitor Marcos Sunye citou a aproximação da Universidade com os poderes estadual e municipal, em projetos como o Museu de Ciências Naturais e Moradia Estudantil. “Um esforço de atuação junto à sociedade que foi retomado pela atual gestão da UFPR”, afirmou o gestor.

Biografias

Formado em medicina pela UFPR em 1977, Tizzot é professor titular do Departamento de Tocoginecologia desde 1994. O docente foi vice-diretor do Setor de Ciências da Saúde nas gestões 2017-2021 e 2021-2025. Foi coordenador do curso de medicina por três gestões e membro do Conselho de Administração (Coad) do Hospital de Clínicas e do Conselho Diretor do Hospital do Trabalhador.

Médico do Grupo de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual por 12 anos, é professor de Metodologias Ativas de Ensino do Curso de Especialização da UFPR e membro da Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC)

Thais é formada em Farmácia e pós-graduada pela UFPR. Professora Adjunta do Departamento de Farmácia desde 2017, foi suplente da chefia em 2024 e 2025 e chefe de departamento por duas gestões: de 2020 a 2022 e de 2022 a 2024.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.