Sonar: programa de lideranças está com inscrições abertas no Paraná

Uma capacitação voltada para auxiliar empreendedores a tomarem decisões mais assertivas, assumir atividades sem se sobrecarregar e conquistar maior engajamento das equipes. Essas são algumas das propostas do Sonar, programa Sebrae/PR com foco em transformar lideranças e que propõe uma jornada de imersão de 40 horas aos participantes, durante cinco dias seguidos.

O Sonar apresenta duas ferramentas de autoconhecimento reconhecidas no mercado com o propósito de auxiliar na autoanálise, como o MBTI, voltado para a identificação de tipos psicológicos, e o EQ-i.2.0, que identifica o nível de inteligência emocional.

O curso pode ser feito por empreendedores que estão em busca de ampliar seus resultados. É o caso da empreendedora Josiane Grando, de Dois Vizinhos, que evidenciou a importância de se conhecer melhor para aprimorar sua liderança.

“Participar do Sonar foi um divisor de águas e uma transformação bem grande como líder. Foi a possibilidade de me entender melhor, me compreender e perceber as razões de alguns comportamentos. Tudo isso, avaliando o meu perfil, personalidade e o modo de ver a vida, as pessoas e os negócios”, aponta.

Josiane Grando, empreendedora de Dois Vizinhos. Fotos: divulgação.

Corretora de imóveis e dona de uma imobiliária no sudoeste do Paraná, ela conta que o negócio nasceu de uma transformação e da demanda do mercado local.

“Trabalhei no setor bancário e quando saí eu queria montar algo que tivesse relação com isso, então acabei me tornando correspondente bancária, e sempre existiam perguntas sobre financiamento, construção e vendas e, assim, surgiu a empresa. Nesse processo, entendo que o Sonar foi importante para me preparar como liderança dentro do contexto da sociedade, de contribuir para a transformação das pessoas ao meu redor e promover o desenvolvimento”, afirma Josiane.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Rafaela Cristina da Silva, todo empreendedor também é um líder. Por isso, conhecer o próprio perfil e o da equipe é fundamental para potencializar os resultados e conduzir sua empresa com mais eficiência.

“É comum que empreendedores fiquem imersos na operação, o que pode dificultar uma visão mais estratégica do negócio. O Sonar surge justamente para apoiar esse processo, ajudando a fortalecer o papel da liderança na solução de desafios”, comenta.

O desconhecimento do perfil dos colaboradores e a alta rotatividade impactam o dia a dia, tornando essencial desenvolver cada membro da equipe e fortalecer conexões para uma liderança mais influente e eficaz.

“A imersão proporciona aos participantes a oportunidade de trocar experiências com empresários que enfrentam desafios semelhantes. Essa conexão gera insights valiosos e traz aprendizados práticos para a gestão do negócio.”, ressalta.

Evolução empresarial

Carla Frasquette está à frente de um hotel, localizado em Umuarama, desde 2005. Com uma trajetória marcada por desafios, ela compartilha que os primeiros anos de gestão foram complexos, principalmente devido à infraestrutura deficiente do hotel e à falta de organização.

“Não havia sistema, planilhas ou qualquer modelo organizacional”, lembra Carla, que se viu diante de dificuldades tanto na estrutura física quanto na gestão de processos e equipe.

Carla Frasquette, de Umuarama.

Com o tempo, a empresária superou as adversidades iniciais e a imagem negativa do hotel perante a comunidade local. No entanto, novos obstáculos surgiram: a instabilidade econômica do Brasil e a pandemia, que afetaram de maneira significativa o setor de turismo e hospedagem. Apesar disso, Carla manteve sua determinação e, com foco na capacitação contínua, conseguiu consolidar o estabelecimento no mercado regional.

Foi com essa visão de que o aprendizado constante é essencial para o sucesso que Carla decidiu participar do Sonar. Ela acredita que, para liderar com excelência, é preciso aprimorar competências e conhecer a fundo as próprias capacidades de gestão. O Sonar, segundo ela, foi um divisor de águas.

“Foi um grande programa, intenso e desafiador. Trabalhou o autoconhecimento, as minhas competências e me fez refletir sobre as minhas estratégias de liderança”, destaca Carla.

A participação no programa resultou em ações práticas implementadas no hotel, elevando a qualidade do serviço oferecido. O programa, segundo ela, foi fundamental não só para o aprimoramento da gestão, mas também para o desenvolvimento de sua liderança e para o sucesso da empresa.

Carla Rieger, do oeste do Paraná.

De Marechal Cândido Rondon, Carla Rieger atua no ramo do agronegócio. Farmacêutica há 25 anos, ela conta que se desafiou a entrar no negócio de sua família, com empreendimentos também em Pato Bragado e Matelândia. Essa dedicação foi um dos pontos que levaram a ampliação da empresa que, hoje, conta com 30 aviários e cerca de 100 colaboradores.

“O Sonar me trouxe uma visão mais técnica e evidenciou aspectos particulares, provocando o meu autoconhecimento. Um ponto importante que o programa me trouxe, foi esse olhar mais cuidadoso com o colaborador e também com o seu desenvolvimento. Hoje, consigo enxergar os aspectos da empresa de forma mais clara, é uma soma de informações e processos, especialmente para nós que temos uma empresa familiar”, comenta.

Inscrições

Informações sobre as próximas turmas do Sonar, com data e local onde serão realizadas, estão disponíveis no site: https://sebraepr.com.br/lp/sonar2025/. O investimento para o curso pode ser parcelado em 12 vezes de R$ 219,00.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.