O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas pela UFPR, universidade pública, gratuita e de qualidade. Para acompanhar a série, clique aqui
Além de apresentar para o público mais de uma centena de cursos superiores, palestras e diversas atrações culturais, o Universo UFPR, a nova Feira de Cursos e Profissões da UFPR, também abriu espaço para outras instituições públicas de ensino superior do estado do Paraná. Estão presentes no evento, como expositores, o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).
A professora do curso de biologia e diretora de pesquisa, extensão e inovação do IFPR, Gislaine Filla, conta que sua instituição ficou muito feliz com o convite para participar como expositora. “É bom podermos divulgar aqui as nossas modalidades de cursos além dos superiores, como os subsequentes ao ensino médio; e, também, os nossos outros campi pelo estado, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba”, disse. “É interessante (estar aqui), bem movimentado. Estamos fazendo muitos contatos e mostrando o que temos a oferecer. O mais importante são esses desdobramentos”, completou o professor João Paulo Orlando, coordenador do curso de ciências da computação, localizado em Pinhais.

A Unioeste, que conta com cinco campi e tem sede na cidade de Cascavel, também avalia como positiva a participação no evento. “Precisamos cada vez mais fortalecer os laços e, principalmente, fortalecer o ensino público brasileiro. Quanto mais nós trabalharmos juntos, quem é beneficiado é a população”, disse o reitor da Unioeste, professor Alexandre Webber. A Unioeste está em vias de iniciar seus processos de seleção de alunos para o próximo ano e, mesmo não tendo sede na capital do estado, aplica provas aqui.
A UNESPAR, presente em seis cidades paranaenses, também avalia positivamente sua participação no Universo UFPR. De acordo com a professora Patricia Cunha, que integra a representação de sua reitoria na feira, “foi muito legal o convite, pois nos dá a possibilidade de mostrar a potência das universidades públicas extensionistas e gratuitas do Paraná”. Ela conta que, na feira, a UNESPAR tentou trazer uma “pequena, mas significativa, parcela do que é produzido pela universidade, em sua contribuição para a sociedade”.

Segundo a coordenadora da Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL, professora Sandra Garcia, o evento produzido pela UFPR tem como característica a ampliação de informações do sistema de ensino superior. Ela considera importante “o acesso à informação”, isto é, “que os alunos entendam o que é de fato o ensino superior, que tenham esse esclarecimento”.
Já a professora Adriane Bassani Sowek, do curso de engenharia de materiais da UEPG, destaca a experiência dos alunos como expositores. “Seis alunos nossos vieram aqui para a feira. É uma experiência valiosa de crescimento para eles, que podem ter contato com estudantes de outras instituições”, comentou.
A Unicentro, por sua vez, preparou atrações que fizeram de seu estande um sucesso de visitação. Entre elas estão a simulação de uma cena de crimes e um estúdio de podcast – a ideia é mostrar como diferentes atividades demandam a cooperação de vários campos do conhecimento. “Está vindo bastante público aqui no estande, não paramos um minuto sentados”, disse Bárbara Dalla Corte, coordenadora da pró-reitoria de ensino da instituição. “Os estudantes perguntam sobre os nossos cursos e conhecem as oportunidades que temos a oferecer, como bolsas de extensão e estágios”, pontuou.
Segundo o coordenador do Universo UFPR, professor Mário Messagi Júnior, “nós queremos que a feira chegue a todos os estudantes que querem estudar na UFPR, mas principalmente aos estudantes das escolas públicas, que muitas vezes veem a Universidade Federal do Paraná como algo inacessível. E, na outra ponta, a gente quer mostrar também todo o ensino público que o Paraná oferece”. Por essa razão, ele conta, “a gente convidou tanto as instituições federais de ensino superior do Paraná, quanto as estaduais, para fazer da feira um grande evento do ensino público do Estado em 2025”.
Acompanhe as notícias sobre o Universo UFPR
Leia mais notícias sobre feiras de cursos e profissões realizadas pela UFPR em 2025