Um reconhecimento à excelência de instituições de representação empresarial do Paraná. O Sebrae/PR sediou, nesta quarta-feira (21), o encerramento da edição 2024/2025 do Programa Capacitar, que busca aprimorar a gestão de associações de micro e pequenas empresas do Estado. O evento apresentou histórias de sucesso na área e premiou 10 Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Paraná (Ampec) e Associações de Micro e Pequenas Empresas (Amic) do programa.

O Programa Capacitar é uma iniciativa da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Paraná (Fampepar) e da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), com o apoio do Sebrae/PR. Sua proposta é a de promover uma capacitação das instituições de representação empresarial, para que elas possam aperfeiçoar a prestação de serviços, a inovação e o planejamento destas associações. Nesta edição do programa, participaram associações dos municípios de Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Curitiba, Lapa, Apucarana, Sarandi, Maringá, Paranavaí, Cascavel, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais e Morretes.
O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, reforçou o papel fundamental das associações empresariais no atendimento e suporte às micro e pequenas empresas das cidades atendidas pelo programa. Em sua visão, estas instituições oferecem serviços que dão o apoio necessário para pequenos negócios crescerem.
“Sozinha, a micro e pequena empresa tem mais dificuldade de se colocar no mercado, mas quando ela tem o apoio de uma instituição, ela tem acesso a serviços que ajudam muito no seu posicionamento. Por meio de uma metodologia testada e reconhecida, o programa tem dado resultados e contribuído para que as associações empresariais possam se posicionar, enxergar seus desafios e melhorar suas estruturas internas para atender aos seu público, que são as micro e pequenas empresas”, afirma Rissete.

Para o presidente da Fampepar e da Conampe, Ercílio Santinoni, os resultados apresentados pelas Ampec e Amic desde o início do Capacitar mostram não apenas uma grande evolução no trabalho das associações, mas a necessidade de dar um passo adiante no apoio às micro e pequenas empresas de cada município.
“Notamos uma grande evolução durante todo o programa, com mais de cinco mil pessoas e empresas atendidas pelas associações. Portanto, se até o momento conseguimos apresentar resultados diretos, nosso próximo passo deve ser a criação de núcleos setoriais que, com o apoio destas instituições, podem organizar os negócios de modo a obter bons resultados em alguns segmentos empresariais”, ressalta Santinoni.

Premiação
Após um momento de apresentação dos cases das associações empresariais, o evento contou com a premiação das melhores instituições, que foram reconhecidas em oito categorias: Gestão Interna, Desenvolvimento Local, Promoção da Cultura Associativa, Serviços, Soluções e Parcerias, Presidente Destaque, Diretoria Destaque, Consultor Destaque e Referência do Programa Capacitar, a categoria de maior importância.

Entre as associações premiadas, a Ampec de Maringá se destacou com cinco conquistas, em especial na categoria Referência do Programa Capacitar. A presidente, Eliane Bento, conta que o reconhecimento do programa é a consequência de um trabalho constante de entendimento e suporte aos empreendedores da cidade.
“O segredo de tantos prêmios é a união, ninguém faz nada sozinho. Sempre buscamos olhar a dificuldade das empresas, especialmente dos microempreendedores individuais, e procurar soluções, buscar parcerias para que eles possam evoluir. A partir de agora, o desafio é o de continuar com as nossas capacitações, o atendimento aos MEI, a transformação dos negócios e o apoio a um desenvolvimento que leve emprego e renda para essas pessoas”, reforça Eliane.
Outro destaque ficou com a Ampec de Matinhos, que conquistou cinco prêmios, entre eles o primeiro lugar na categoria Diretoria Destaque. Siléia Kanzler, presidente da associação, entende que o bom desempenho na premiação coroa um esforço coletivo de entender as características do município e adotar estratégias que fortalecessem a economia da cidade litorânea.
“Estamos muito felizes com os prêmios, mas principalmente com uma jornada de excelência, em que corremos atrás de melhorias para as nossas empresas. Matinhos é uma cidade pequena, onde desenvolvemos um trabalho no setor de turismo que conseguiu atingir bastante gente e assim movimentar a economia local”, pontua Siléia.

Desenvolvimento econômico
O Programa Capacitar segue a prerrogativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento econômico e sustentável por meio de entidades eficazes e de uma metodologia de desenvolvimento organizacional aplicada pelo Instituto para o Desenvolvimento das Organizações do Brasil (IDO Brasil). Desde 2022, quando o programa teve início no Paraná, o número de empresas ligadas às associações empresariais teve um aumento de 16%, com mais de cinco mil micro e pequenas empresas (MPE) e microempreendedores individuais (MEI) atendidos no mesmo período, o que representa um crescimento de 177%.
Confira as Ampec e Amic vencedoras por categoria:
Gestão Interna
1º – Sarandi
2º – Matinhos
3º – Curitiba
–
Desenvolvimento Local
1º – Maringá
2º – Paranaguá
3º – Sarandi
–
Promoção da Cultura Associativa
1º – Apucarana
2º – Curitiba
3º – Lapa
–
Serviços, Soluções e Parcerias
1º – Cascavel
2º – Maringá
3º – Sarandi
–
Presidente Destaque
1º – Maringá
2º – Matinhos
3º – Pontal do Paraná
–
Diretoria Destaque
1º – Matinhos
2º – Maringá
3º – Paranavaí
–
Consultor Destaque
1º – Sarandi
2º – Matinhos
3º – Apucarana
–
Referência do Programa Capacitar
1º – Maringá
2º – Matinhos
3º – Pontal do Paraná