Ônibus de Curitiba ganham botão que aciona patrulha em caso de rabeira; veja como funciona

Todos os veículos da frota passam a ter a funcionalidade. Além do novo botão, outras ações para coibir a prática foram anunciadas. Ônibus de Curitiba ganham botão que aciona patrulha em caso de rabeira

Pedro Ribas/SECOM

Os ônibus do transporte coletivo de Curitiba ganharam um novo botão que aciona a Patrulha do Transporte Coletivo sempre que o motorista identificar alguém pegando rabeira no veículo.

?? “Pegar rabeira” é quando um ciclista se segura em para-choque de ônibus, caminhão ou carro para ser impulsionado. A prática é considerada ilegal, apesar de não constar como crime no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

? Siga o canal do g1 PR no Telegram

A funcionalidade foi anunciada na segunda-feira (19) pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSD). Além do novo botão, outras ações para coibir a prática foram anunciadas.

De acordo com a prefeitura,o botão fica disponível no console do motorista. Ao ser acionado, uma mensagem é enviada automaticamente para o Centro de Controle Operacional (CCO), que acionará a Patrulha do Transporte Coletivo – grupo especializado da Guarda Municipal que fará rondas nas canaletas do biarticulado e nos terminais de ônibus.

Todos os veículos da frota passam a ter a funcionalidade.

LEIA TAMBÉM:

Polícia: Bebê é deixado em boca de fumo como garantia de pagamento de dívida

Vídeo: Casa de madeira é transportada inteira por caminhão

Entenda: Motorista de caminhão desgovernado que provocou 18 acidentes é condenado e solto no mesmo dia

Lei prevê multa em caso de rabeira

Combate às práticas de rabeira e furtos nas linhas de ônibus

Além do lançamento da funcionalidade e da Patrulha do Transporte Coletivo, o prefeito sancionou também a lei que prevê multa e punição para quem for flagrado pegando rabeira.

A lei passa a valer em dez dias.

A discussão do assunto foi levada à Câmara Municipal de Curitiba depois da morte de Lucas Vicente, de 15 anos, no fim de abril, após ser atropelado por um ônibus na Linha Verde enquanto pegava rabeira. A votação foi acompanhada pelo pai do adolescente.

Patrulha do Transporte Coletivo em Curitiba

Pedro Ribas/SECOM

A lei prevê o pagamento de uma multa de 100 vezes o valor da tarifa do ônibus, que atualmente custa R$ 6. O equipamento utilizado pelo infrator – seja bicicleta, patinete, skate ou outro – será apreendido e só poderá ser retirado após o pagamento da multa.

Em caso de reincidência, há o acréscimo de 50% do valor da multa.

Se o infrator for menor de idade, a situação será comunicada ao Conselho Tutelar e o aquipamento apreendido só será devolvido aos responsáveis legais.

Além disso, a lei determina que os equipamentos apreendidos devem ser retirados em até 60 dias. Caso contrário, serão considerados abandonados e poderão ser doados ou leiloados conforme regras municipais.

Próxima parada: pronto-socorro

Os ônibus expresso da cidade passam a ter adesivo que alerta para o perigo da prática de rabeira

Pedro Ribas/SECOM

Outra ação anunciada pela prefeitura é a adesivação de ônibus expressos com mensagens que alertam o perigo da prática.

Conforme a instituição, 200 ônibus expressos articulados e biarticulados da capital vão circular com a mensagem: “Próxima parada: pronto-socorro. Não pegue rabeira. Pegar rabeira dá multa de R$ 600 e pode levar à morte”.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias no g1 Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.