Melhorar ainda mais a produtividade no ambiente empresarial, fomentar novas oportunidades e compartilhar experiências e desafios. Foi com esse intuito que a Fundação Educere, com o apoio do Sebrae/PR, promoveu nos dias 14 e 15 de maio, em Campo Mourão, no Noroeste do Paraná, o SpinLab Educere voltado às empresas de base tecnológica das áreas da saúde e do agronegócio, bem como a profissionais de ambos os setores.

A Fundação Educere é uma incubadora de base tecnológica, que fomenta a educação, o empreendedorismo e a inovação. Por meio dela, os workshops tiveram como intuito ouvir os profissionais de cada setor para que os desafios enfrentados no dia a dia deles pudessem ser rastreados e, com isso, fossem criadas oportunidades de novos negócios.
Lidia Mizote, diretora-executiva da Fundação Educere, explica que o SpinLab tem como missão promover a prospecção ativa de ideias.
“Com momentos como este, buscamos conectar ex-alunos da Educere com os projetos que carregam potencial de mercado junto a profissionais especialmente de áreas da saúde, agronegócio e da indústria, com a expectativa de gerarmos novos negócios”, comenta Lidia.
Durante os workshops, os participantes apontaram os seus desafios diários dentro das diversas áreas, seja no setor da saúde ou do agronegócio, como isso impacta o desenvolvimento do trabalho e possíveis forma de resolver cada um deles.
Participação

A médica Rafaela Fonseca Soares Morishita conta que essa foi a sua primeira experiência com o SpinLab.
“Foi enriquecedora e essencial para o setor da saúde, ampliando minha visão de negócios e construindo relações que podem auxiliar no mercado da medicina de Campo Mourão”, conta a médica dermatologista.
Segundo ela, a presença de profissionais de diversas áreas no evento engrandeceu ainda mais o encontro.
“A participação de profissionais da área de urgência, emergência, urologia, cirurgia, foi importante, porque cada um trouxe seus desafios. Isso contribui para promover uma troca de informações muito grande sobre como as empresas podem resolver cada um destes problemas”, conclui.
Avaliação das ideias apresentadas

De acordo com Lidia, a partir das ideias apresentadas, os projetos posteriormente serão avaliados por um time de desenvolvedores da Educere para serem apresentados a potenciais empreendedores.
“Queremos ter mais empreendedores fazendo parte do time da Educere. Apaixonados pelo empreendedorismo que somos, fomentar iniciativas como essas é o que nos movimenta todos os dias em busca de desenvolvimento”, acrescenta Lidia.
Desenvolvimento social e econômico
Consultor do Sebrae/PR, Sandro Nasser acredita que a participação no SpinLab é uma maneira de fomentar novas possibilidades.
“O empreendedorismo é um caminho importante para o desenvolvimento social e econômico dos municípios, sendo um vetor importante para o desenvolvimento e crescimento de negócios e geração de emprego e renda”, completa Sandro.