Por Bruna Falce, do Núcleo de Concursos
Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que pretendem prestar o Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) têm só esta semana para apresentar pedidos de isenção de taxa de inscrição. A solicitação deve ser feita até o dia 23 de maio, por meio de formulário específico disponível neste link. Os candidatos devem clicar na opção Isenção de taxa de inscrição/Solicitação pelo CadÚnico.
Para pedir a isenção, basta que o candidato informe o seu Número de Identificação Social (NIS) individual – não pode ser o código familiar nem de outro membro da família. Caso a pessoa não saiba o seu número individual, pode obtê-lo no site cadunico.dataprev.gov.br/#/home.
O resultado da análise dos pedidos de isenção pelo CadÚnico será publicado no dia 26 de maio. Os candidatos que tiverem o pedido indeferido poderão apresentar recurso no dia 27 de maio. Quem ainda assim não conseguir a isenção, poderá pagar a taxa de inscrição até o dia 9 de junho. O valor é de R$ 195,00.
Inscrições
As inscrições para o Vestibular UFPR 2026 ficam abertas até o dia 6 de junho, exclusivamente pelo site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br). A UFPR oferta 5.313 vagas, em 143 cursos, distribuídos pelos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.
Do total de vagas, pelo menos 50% são reservadas para estudantes de escolas públicas ou de escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo e são conveniadas com o poder público. Dentro dessa percentual, há reserva de vagas para pessoas de baixa renda (até 1 salário mínimo mensal por pessoa da família) pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O restante das vagas é para a ampla concorrência.
A UFPR ainda oferece, em cada curso, uma vaga suplementar para pessoas com deficiência, para a qual qualquer candidato pode se inscrever, desde que comprove sua condição de pessoa com deficiência.
Vestibular UFPR 2026: principais datas
- Até 06/06 – período de inscrições
- 02/05 – último dia para solicitar isenção de taxa – sem CadÚnico
- 23/05 – último dia para solicitar isenção de taxa – com CadÚnico
- 06/06 – prazo final para geração do boleto da taxa de inscrição
- 09/06 (meio-dia) – último dia para alteração dos dados de inscrição
- 09/06 – último dia para pagamento da taxa de inscrição
- Até 09/06 – período para que candidatos indígenas, quilombolas e com deficiência enviem documentação comprovatória
- Até 09/06 – período para solicitação de atendimento especializado e envio dos documentos necessários
- Até 11/06 – período para envio de documentos para comprovação de baixa renda
- 17/07 – divulgação dos candidatos pretos e pardos convocados para bancas de validação
- 24/07 a 07/08 – bancas de validação para candidatos pretos e pardos
- 05/10 – aplicação da prova da primeira fase
- 28/10 – divulgação da lista de convocados para a segunda fase
- 30/11 e 1º/12 – aplicação das provas da segunda fase
- 16/01/2026 – resultado final do Vestibular 2026.