Em 2024, os cinemas ao redor do mundo enfrentaram uma queda significativa nas vendas de ingressos, com uma redução de 8,8% em relação ao ano anterior, conforme dados do Observatório Europeu do Audiovisual (OEA) divulgados nesta sexta-feira (16) durante uma conferência no Mercado do Cinema de Cannes. No total, foram comercializados 4,8 bilhões de ingressos, resultando em uma receita aproximada de 28 bilhões de euros. Essa diminuição representa uma perda de 500 milhões de ingressos em comparação com 2023.
A frequência nas salas de cinema alcançou 68% dos níveis de 2019, que foi o último ano antes da pandemia de Covid-19. Em 2023, essa taxa havia superado 70%. Na Europa, a situação foi um pouco mais estável, com a taxa de frequência atingindo 75% em relação a 2019, apresentando uma leve queda de apenas 1,7% em 2024. Por outro lado, a China registrou uma diminuição mais acentuada, com uma queda de 22% na frequência.
A predominância de filmes de grandes potências cinematográficas é evidente, com 81% das produções ligadas a Estados Unidos, China e Índia. Enquanto os filmes americanos são amplamente distribuídos internacionalmente, as produções chinesas e indianas tendem a ser consumidas principalmente em seus próprios mercados. Na Europa, 63% do público assistiu a filmes americanos em 2024, enquanto as produções locais conseguiram apenas 33% de participação no mercado.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Luisa dos Santos