Clube de leitura que discute narrativas lésbicas promove exibição e debate de curta-metragem nacional

Rebu (2019), com direção de Mayara Santana, explora vivências da realizadora e é objeto de discussão em encontro na Reitoria

No próximo sábado (24), o Clube Lesbos Curitiba, que debate narrativas lésbicas, promove a exibição gratuita e o debate do curta-metragem Rebu (2019), dirigido pela cineasta pernambucana Mayara Santana. Trata-se de um documentário narrado sob a ótica de sua realizadora, que explora as performances sociais da masculinidade – focalizando temas como padrões abusivos e irresponsabilidade afetiva – a partir de seus últimos relacionamentos e de entrevistas com seu pai.

O Clube Lesbos Curitiba é um evento de extensão universitária, que visa ampliar a visibilidade de produções culturais feitas por e para a comunidade lésbica. Os encontros são realizados a cada dois meses, e neles são promovidos o compartilhamento de vivências, o debate de obras – literárias, audiovisuais, HQs e mangás – e o fortalecimento de redes de apoio e identificação.

A exibição e o debate de Rebu serão realizados às 14h, na sala 409 do Edifício Dom Pedro II, integrante do complexo da Reitoria UFPR, em Curitiba. Podem participar mulheres cis, mulheres trans e pessoas não binárias. A inscrição deve ser realizada via formulário.

Visibilidade e pertencimento na prática extensionista

Luana Oliveira Medeiros, Técnica em Assuntos Educacionais da UFPR e uma das organizadoras da iniciativa, afirma que participar do clube é uma experiência transformadora, marcada pelo acolhimento. Segundo a servidora, o Clube se afirma como um espaço presencial de pertencimento — um lugar para celebrar histórias e memórias sáficas (lésbicas e bissexuais), fortalecer o orgulho e a solidariedade, além de dar visibilidade a obras que retratam essas vivências. 

Nesse sentido, para ela, registrar a proposta como um evento de extensão é uma forma de ampliar o seu alcance e afirmar que a universidade deve ser acessível, plural e viva. “A universidade é — e precisa ser — um espaço que não existe só dentro da sala de aula. Quem está fora da universidade, por qualquer motivo, também tem o direito de ocupar esses espaços, de participar, de construir junto”, disse.

Serviço

Clube Lesbos Curitiba: Exibição e debate do curta-metragem Rebu (2019), de Mayara Santana
Quando: Sábado, 24 de maio de 2025, às 14h
Onde: Reitoria da UFPR: R. XV de Novembro, 1299, Curitiba. Edifício Dom Pedro II, 4º andar, sala 409.
Quem pode participar: Evento exclusivo para mulheres cis, mulheres trans e pessoas não binárias
Inscrições: Mediante preenchimento de formulário.

Foto: divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.