Formatura da primeira turma de Administração Pública EAD da UFPR em Terra Roxa 

Formatura representa a atuação da universidade na modalidade EAD e no interior do estado 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou, nesta quarta-feira (14), a colação de grau da primeira turma do curso de Administração Pública na modalidade a distância (EAD), ofertado pelo pólo Terra Roxa, no oeste do Paraná. A cerimônia marcou um momento histórico tanto para os formandos quanto para a consolidação da modalidade EAD na instituição.

O curso surgiu a partir de uma parceria entre a UFPR e o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), com o objetivo de formar profissionais preparados para atuar na gestão pública. Com uma abordagem multidisciplinar, a graduação oferece ferramentas que capacitam os estudantes a atuarem nas mais diversas áreas da administração pública, unindo teoria e prática em uma proposta pedagógica inovadora.

Um dos diferenciais do curso é o uso da metodologia a distância, que amplia o acesso ao ensino superior de qualidade, especialmente em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. A atuação de tutores e professores qualificados também foi destacada como peça-chave no sucesso da primeira turma.

Presente na cerimônia, o reitor da UFPR, Marcos Sunye, ressaltou o papel fundamental da universidade na revalorização do ensino a distância no Brasil. E fez menção especial ao trabalho do Superintendente de Educação a Distância e Inovações Pedagógicas da UFPR, professor Glauco Gomes de Menezes.

“O professor Glauco, que é o nosso superintendente do ensino a distância, recolocou a UFPR no cenário do ensino a distância brasileiro. E isso traz uma possibilidade de futuro muito interessante para o ensino a distância no Paraná. Queremos romper com essa barreira que tenta separar qualidade da forma como fazemos o ensino”, afirmou o reitor.

A cerimônia simboliza não apenas a conquista dos formandos, mas também o compromisso da UFPR com a democratização do ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Foto destaque: Pedro Oliveira

Adicionar aos favoritos o Link permanente.