
O Conselho de Inovação de São Mateus do Sul, no Sul do Paraná, apresentou na manhã desta quarta-feira (14), o seu planejamento estratégico para 2025/2026. Durante o evento, também foi assinado o Pacto pela Inovação, que busca orientar, consolidar e articular ações sistêmicas que promovam a inovação como vetor de desenvolvimento econômico, social, educacional, ambiental e institucional do município.
O planejamento para 2025/2026 traz diretrizes em cinco eixos: desenvolvimento e consolidação dos ambientes de inovação para geração de ideias; fortalecimento da cultura de inovação e empreendedorismo; integração entre a educação, universidades e pesquisa; estruturação de políticas públicas e mecanismos de fortalecimento e financiamento da inovação; e estruturação do Conselho de Inovação com regulamentação específica, sustentabilidade e perenidade.
Consultor do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira, pontua que a definição da atuação estratégica será fundamental para o que o ecossistema de inovação do município possa de fato avançar.
“A partir de agora, de forma efetiva, as ações do Conselho serão colocadas em práticas, visando a criação e o desenvolvimento de um ambiente inovador. Com isso, fica acordado que acontecerão reuniões mensais, com o intuito de monitorar e avaliar os resultados”, pontua Elizandro.
De acordo com o presidente do Conselho e secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de São Mateus do Sul, Carlos Roberto Chaves, a expectativa agora é que as ações permitam a criação de um ambiente repleto de oportunidades.
“Queremos fomentar um ambiente que promova novos negócios, seja para o empresário local ou empreendedores de outras regiões. Em conjunto com instituições que trazem amplo conhecimento na gestão de ecossistemas, atuamos em linhas que vão da agricultura, passando pela saúde, até a infraestrutura e turismo, buscando como resultado final uma maior qualidade de vida para as pessoas”, pontua Carlos.
Durante o evento foi apresentado um “Mapa de Oportunidades”, que serviu para evidenciar as possibilidades para serem trabalhadas pelos diversos setores do município. Entre elas, estão a falta de mão de obra qualificada, dificuldade de retenção de talentos, escassez de programas para incentivar a inovação, baixa participação de empresas no desenvolvimento tecnológico e falta de ambientes adequados para investimentos.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Mateus do Sul (Codesamas), Gerson Lucio Staniszewski, acredita que as ações trarão impactos positivos para os diversos setores.
“Confiamos que a união entre as diversas instituições será um fator preponderante dentro do processo de inovação, contribuindo para que as empresas tenham ferramentas que as permita inovar, reduzindo custos, gerando oportunidades e especialmente fazendo com que surjam novos negócios”, conclui Gerson.
Conselho Municipal de Inovação de São Mateus do Sul
Fundado em 2024, o Conselho atua em parceria com o Sistema S – Sesc, Senac, Sesi, Senai e Sebrae/PR, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS), instituições de ensino, empresas da área de tecnologia e do setor produtivo, arranjos produtivos locais e sindicatos, entre outros parceiros.