Dois coletores de lixo ficaram feridos após serem atacados por um pitbull enquanto trabalhavam em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.
A cena foi filmada por uma câmera acoplada ao caminhão de coleta. Assista acima.
? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
? Siga o canal do g1 PR no Telegram
As imagens mostram que um dos profissionais estava coletando o lixo orgânico de uma casa quando foi surpreendido pelo cachorro, que fugiu de dentro de um imóvel vizinho.
O animal ataca o homem e o derruba no chão. Na sequência, ele consegue levantar, mas continua lutando com o cão, que mordeu o braço dele e não o soltou.
Um colega do homem aparece e tenta ajudá-lo golpeando o cachorro com um saco de lixo cheio e chutes, mas também acaba sendo mordido.
Segundos depois, a dupla consegue imobilizar o cão. O motorista do caminhão dá a ré e o vídeo mostra um homem saindo do mesmo imóvel onde estava o pitbull.
Leia também:
Veja vídeos: Mercado do PR onde 64 celulares foram furtados é o mesmo em que mulher saiu três vezes sem pagar com carrinho cheio de compras; veja vídeos
Cascavel: 18 toneladas de costela são assadas em ‘fogo de chão’ na Festa do Trabalhador
Entenda: Paciente de clínica de reabilitação confessa ter matado outro paciente a mando dos donos do local, filmados usando cartão da vítima
O caso aconteceu na manhã de quarta-feira (30), por volta das 10h, na Vila Odete.
Segundo a assessoria da Ponta Grossa Ambiental (PGA), empresa responsável pela coleta de lixo da cidade, um dos profissionais teve ferimentos na mão e o outro no braço.
Ambos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e levados para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e receberam alta horas depois.
Pitbull foge de casa e ataca coletores de lixo no Paraná
Reprodução
Boletim de ocorrência
A PGA disse que registrou um boletim de ocorrência (B.O.) sobre a situação. Segundo a empresa, a grade da casa da qual o pitbull escapou estava com um buraco.
João Carlos Cardoso, coordenador de segurança do trabalho da companhia, orienta a população para que mantenha animais presos em dias de coleta de lixo.
“Nós divulgamos o cronograma da coleta e pedimos aos moradores para que não deixem cães soltos nos quintais nos dias em que o caminhão vai passar pela sua rua, pela segurança dos trabalhadores. A orientação é que os animais sejam mantidos em canis ou correntes, para evitar que possam escapar, como nesse caso”, afirma.
O Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação, Limpeza Pública, Limpeza Urbana, Ambiental e de Áreas Verdes) afirma que está tomando providências para dar suporte aos coletores.
“Os machucados só não foram mais sérios porque o coletor atacado usava a luva que faz parte do equipamento de segurança e o material era de boa qualidade. Todos os meses há relatos de acidentes envolvendo animais e é necessário que a população tenha conscientização para que os cachorros sejam mantidos devidamente presos em dias de coleta”, aponta o sindicato.
Tutores podem responder civil e criminalmente
A Polícia Civil explica que tutores de cães são responsáveis por danos ou lesões causados pelos animais, nas esferas cível e criminal.
Trata-se de uma contravenção penal: deixar em liberdade, confiar à guarda de pessoa inexperiente, ou não guardar com a devida cautela animal perigoso. A pena pode ser de prisão de até dois anos, multa e apreensão do animal.
Também pode ser responsabilizado quem:
na via pública, abandona animal de tiro, carga ou corrida, ou o confia à pessoa inexperiente;
excita ou irrita animal, expondo a perigo a segurança alheia;
conduz animal, na via pública, pondo em perigo a segurança alheia.
A população pode denunciar situações parecidas de forma anônima através do Disque-denúncia 181, via telefone ou site, ou telefone 197 da Polícia Civil do Paraná.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul