Vestibular 2026: prazo para pedir isenção de taxa pela Lei 12.799/13 termina dia 2/5

Termina nesta sexta-feira (2), o prazo para que candidatos sem cadastro no CadÚnico apresentem o pedido de isenção de taxa de inscrição no Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os pedidos devem ser feitos por meio de formulário específico disponível neste link. Os candidatos devem clicar na opção Isenção de taxa de inscrição/Solicitação pela Lei nº 12.799/13.

A Lei nº 12.799/13 garante a pessoas em situação de carência socioeconômica a isenção do pagamento de taxas de inscrição nos processos seletivos de ingresso em instituições federais de ensino superior. Para pedir isenção com base nessa lei, é preciso ter feito o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola da rede privada e ter renda familiar mensal de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa. Os candidatos devem apresentar documentos que comprovem sua renda. A lista de documentos pode ser conferida no Anexo IV do edital do Vestibular UFPR.

Também podem pedir isenção de taxa de inscrição no Vestibular UFPR candidatos cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse caso, o processo é mais simples (basta informar o número individual de cadastro) e o prazo é mais longo: vai até o dia 23 de maio.

Para quem não se enquadra nos critérios de isenção, o valor da taxa de inscrição é de R$ 195,00.

Inscrições

As inscrições para o Vestibular UFPR 2026 ficam abertas até o dia 6 de junho, exclusivamente pelo site do Núcleo de Concursos. A UFPR oferta 5.313 vagas, em 143 cursos, distribuídos pelos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

Do total de vagas, pelo menos 50% são reservadas para estudantes de escolas públicas ou de escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo e são conveniadas com o poder público. Dentro dessa percentual, há reserva de vagas para pessoas de baixa renda (até um salário mínimo mensal por pessoa da família) pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O restante das vagas é para a ampla concorrência.

A UFPR ainda oferece, em cada curso, uma vaga suplementar para pessoas com deficiência, para a qual qualquer candidato pode se inscrever, desde que comprove sua condição de pessoa com deficiência.

VESTIBULAR UFPR 2026 – PRINCIPAIS DATAS

Até 06/06 – período de inscrições

02/05 – último dia para solicitar isenção de taxa – sem CadÚnico

23/05 – último dia para solicitar isenção de taxa – com CadÚnico

06/06 – prazo final para geração do boleto da taxa de inscrição

09/06 (meio-dia) – último dia para alteração dos dados de inscrição

09/06 – último dia para pagamento da taxa de inscrição

Até 09/06 – período para que candidatos indígenas, quilombolas e com deficiência enviem documentação comprovatória

Até 09/06 – período para solicitação de atendimento especializado e envio dos documentos necessários

Até 11/06 – período para envio de documentos para comprovação de baixa renda

17/07 – divulgação dos candidatos pretos e pardos convocados para bancas de validação

24/07 a 07/08 – bancas de validação para candidatos pretos e pardos

05/10 – aplicação da prova da primeira fase

28/10 – divulgação da lista de convocados para a segunda fase

30/11 e 1º/12 – aplicação das provas da segunda fase

16/01/2026 – resultado final do Vestibular 2026.

Por NC/UFPR

Adicionar aos favoritos o Link permanente.