Com foco no aumento da produtividade, programas capacitam pequenas marcenarias do norte do Paraná

Marceneiros recebem capacitações do Sebrae/PR para a melhoria da gestão e organização de processos. Foto: Divulgação.

Quando Milton Carlos Medeiros Junior aprendeu a profissão de marceneiro, não imaginou que também precisaria desenvolver outras habilidades necessárias para gerir o próprio negócio. Lidar com finanças, precificação, organização dos processos, contratação de mão de obra, relacionamento com o cliente estão entre algumas das tarefas diárias do empreendedor. Para auxiliar marcenarias, como a de Milton, a profissionalizar a gestão, o Sebrae/PR e a Compenfort renovaram a parceria, iniciada em 2024, e vão atender 30 empresas do segmento neste ano.

São dois programas em andamento, o “Marcenaria – Mais Gestão na Prática”, que no ano passado atendeu 30 micro e pequenas empresas de Cambé, Ibiporã, Londrina e Rolândia com capacitações e consultorias nas áreas de gestão financeira, da produção e de marketing, e que neste ano será aplicado com mais 30 negócios; e o “Marcenaria – Mais 5S”, lançado em 2025 para 15 empresas que já passaram pelo primeiro treinamento. Ao todo, 30 marcenarias terão acesso aos conteúdos e mentorias neste primeiro semestre, com o objetivo de melhorar a gestão, a produtividade e se tornarem mais competitivas no mercado.

A metodologia 5S, aplicada pelo Sebrae/PR, é um sistema de organização e gestão que visa criar um ambiente de trabalho mais eficiente, produtivo e seguro. Baseia-se em cinco princípios, representados pelas iniciais de palavras em japonês: Seiri (utilização), Seiton (ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (saúde e padronização) e Shitsuke (autodisciplina).

Para o marceneiro de Cambé, Milton Carlos Medeiros Junior, que já passou pelo programa de gestão, as capacitações foram importantes para a organização do negócio. Ele conta que, desde que entrou para o treinamento, promoveu mudanças na equipe de trabalho e em alguns processos internos, que resultaram na melhoria da produtividade.

“Começamos as oficinas do 5S e já estamos trabalhando na implantação do primeiro S, que é identificar e separar o que é necessário do que é desnecessário, descartando o que não é útil”, conta.

A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, diz que este novo ciclo dos programas incluiu marcenarias de Arapongas, além das demais cidades já mencionadas. Ela conta que o treinamento da metodologia 5S surgiu de uma demanda das próprias empresas, que buscavam mais conhecimento para melhorar os seus processos produtivos.

“É um programa que dará continuidade ao que começamos em 2024, que foi mais focado na organização da gestão. Agora, com a metodologia 5S, nosso objetivo é que as empresas consigam se planejar para crescer, a partir do aumento da produtividade e competitividade no mercado”, revela.

Marcelo Alves da Silva, sócio proprietário da Compenfort, tradicional distribuidora de insumos para marcenarias da região de Londrina, conta que se preocupa com o cliente, que é o marceneiro, por isso, decidiu investir nas capacitações para esse público. Ele afirma que, além de ajudar a financiar os treinamentos, está preparando um showroom para que os marceneiros possam levar os seus clientes para demonstrar produtos como sistemas para gavetas, articulador de portas e outros itens usados na fabricação dos móveis.

“O maior patrimônio que nós temos é o cliente, então, temos a certeza que quanto mais bem capacitados esses clientes estiverem, mais frutos a gente vai colher com eles”, completa.

Os programas voltados para as marcenarias contam com o patrocínio da Compenfort e subsídio do Sebrae/PR. As empresas investem com 30% do custo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.