No dia 29 de fevereiro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou o evento: Hackathon 2024 voltado para inovação no Colégio Adventista, Boa Vista, Curitiba, para os alunos do ensino médio.
A ação foi realizada pelo Projeto de Extensão Ciência para Todos da UFPR em parceria com o Programa de Extensão Iniciativa Startup Experience. O Ciência para Todos tem como objetivo a divulgação científica dentro e fora da universidade. Dentre as atividades desempenhadas estão as visitas em escolas, que apresentam o ambiente acadêmico e estimulam os interesses pela pesquisa dos jovens. Além disso, o projeto é interdisciplinar.
Ao todo, foram 10 horas focadas em soluções inovadoras para problemas da sociedade com os alunos do Colégio Adventista.
“Desde 2008 estamos trabalhando na metodologia ISE, que tem como ponto focal a capacitação de jovens talentos para a sociedade utilizando as melhores metodologias disponíveis no mercado. Nosso objetivo é o desenvolvimento de softskills e greenskills em nossos alunos, facilitando a jornada pós-universidade que demanda autonomia para a conquista do sucesso profissional em todas as ações desenvolvidas”, comentou André Mariano, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Coordenador do Programa de Extensão Iniciativa Startup Experience .
Através deste evento, o professor André pode fazer uma observação. “Percebi que o aluno do programa ISE está altamente capacitado para enfrentar desafios complexos e possui um conjunto de habilidades que o diferencia da concorrência”.
Este evento contou com participação de estudantes de diversos cursos de Graduação da UFPR:
– Ciências Biológicas
– Engenharia Química
– Matemática
– Engenharia Civil
– Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
– Engenharia Mecânica
– Enfermagem
– Arquitetura e Urbanismo
– Gestão da Informação
– Engenharia Elétrica
– História
Como aconteceu
Alunos do ensino médio, mentorados por alunos da Graduação da UFPR, formaram seis equipes propondo soluções inovadoras para problemas significativos da sociedade. Todo o trabalho considerou o desenvolvimento tecnológico e científico, caracterizando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Os desafios abordados foram desde melhorias para a vida de pessoas com Alzheimer e seus familiares, sistemas de assinatura para salões de beleza, construção de casas sustentáveis, alternativas alimentares para pessoas com restrições, sistemas de armazenamento de pertences na praia, até monitoramento de saúde através de dispositivos/aplicativos.
“Foi possível nesse evento, partindo-se do zero, a criação de 6 startups, por alunos do ensino médio, com pitch deck validado por especialistas e com viabilidade de sair da fase de ideação para a fase de prototipagem”, disse o professor André.
André ainda pontuou: “Os alunos premiados, selecionados em 1º lugar, irão receber um troféu exclusivo, desenhado pelo alunos o projeto e impresso em Impressora 3D, uma visita exclusiva ao projeto na UFPR, bem como a pré-aprovação para integrar o Programa Iniciativa Startup Experience caso sejam aprovados no vestibular, sem a necessidade de aprovação no processo Trainee”.
Mais pessoas estavam envolvidas em todo o evento como os especialistas Guilherme Bomfim (Produtor de Eventos) e Lucas Alves Farias (Engenheiro Mecânico e Mestrando em Filosofia) como avaliadores dos trabalhos apresentados.
Sobre a Startup Experience
A Iniciativa Startup Experience consiste em um programa de extensão da UFPR, vinculado ao Departamento de Engenharia Elétrica, com o foco em inovação, empreendedorismo, interdisciplinaridade e tecnologia.
Com informações do professor André Bellin Mariano da UFPR
O post Hackathon 2024: UFPR realiza experiência inovadora com alunos do ensino médio apareceu primeiro em Universidade Federal do Paraná.