Vestibular 2026: UFPR recomenda que candidatos de baixa renda inscrevam-se no CadÚnico

A UFPR está fazendo uma campanha em escolas e nas redes sociais para que pessoas de baixa renda que pretendem se inscrever no Vestibular 2026 se cadastrem no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A inscrição no CadÚnico facilita a comprovação de renda, evitando a necessidade de providenciar documentos de cada pessoa da família, o que pode ocasionar erros e omissões, levando ao indeferimento da documentação.

No último vestibular da UFPR, dos 936 candidatos da categoria baixa renda convocados para apresentar documentação, 696 estavam cadastrados no CadÚnico e só precisaram enviar o comprovante de cadastro. Desses, apenas dois tiveram indeferido o enquadramento na categoria baixa renda.

Os outros 240 convocados não estavam inscritos no CadÚnico. Assim, eles uma série de documentos de comprovação de renda, conforme prevê a Lei n.º 12.711/12, conhecida como Lei de Cotas. Desses 240, 151 tiveram a documentação indeferida e, assim, deixaram de concorrer na categoria de baixa renda.

“O cadastro no CadÚnico facilita a vida do candidato e aumenta a sua chance de ocupar uma vaga na UFPR, além de facilitar também o trabalho da equipe que faz a análise de renda”, afirma o coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR, professor Marco Antonio Randi.

A recomendação é para que os candidatos façam o cadastro no CadÚnico imediatamente, a tempo de concluir o processo dentro do período de inscrição e de comprovação de renda no Vestibular 2026. O prazo para inscrições vai até o dia 6 de junho e o prazo para comprovação de renda, até o dia 11 de junho, tudo pelo site www.nc.ufpr.br.

Para se cadastrar no CadÚnico, a pessoa deve procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou outro ponto de atendimento social da sua cidade.

Com informações do NC/UFPR

Adicionar aos favoritos o Link permanente.