Pinhais, Paranaguá, Cerro Azul e Araucária são finalistas do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O cenário das regiões leste e do litoral do Paraná está em destaque com quatro municípios finalistas no 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) de 2024. Pinhais e Araucária, da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), são finalistas, respectivamente, na categoria “Turismo & Identidade Territorial” e “Sala do Empreendedor”. Localizada no Litoral Paranaense, a Prefeitura de Paranaguá está na final da categoria “Cidade Empreendedora”. E Cerro Azul, situada no Vale do Ribeira, por sua vez, na categoria “Empreendedorismo Rural”.

O gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, parabenizou os finalistas e destacou a atuação desses em parceria com a instituição na elaboração de políticas públicas para fortalecer o empreendedorismo local. A Regional Leste do Sebrae/PR compreende a Região Metropolitana de Curitiba, Vale do Ribeira e o Litoral.

“Cada vez mais, os municípios têm entendido o papel dos pequenos negócios e de quem empreende no cenário do desenvolvimento local. As experiências exitosas nas políticas públicas são exatamente o que queremos reconhecer com o Prêmio, pois no final, quem ganha é quem empreende e isso reflete nas economias das cidades”, disse Perdomo.

Pinhais

Com o projeto inovador “Pinhais – Cidade da Cerveja Artesanal”, iniciativa que fortalece a cidade como polo da indústria cervejeira, o município é finalista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria “Turismo e Identidade Territorial”.

Prefeita de Pinhais, Rosa Maria, junto com equipe envolvida no projeto ao lado dos consultores do Sebrae/PR. Foto: Jorge Prado.

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, parabenizou a equipe pelo trabalho e destacou a importância das parcerias, especialmente com o Sebrae/PR, para fortalecer a cidade como um polo da indústria cervejeira.

“Sou entusiasta da cerveja, um ícone da nossa cidade, e vejo o prêmio como uma validação do nosso empenho. É uma jornada construída com a confiança da população e o apoio das cervejarias locais. O turismo é vital para nosso desenvolvimento, criando uma identidade única para Pinhais. Celebramos a evolução da indústria cervejeira, impulsionando setores como artesanato e gastronomia”, comentou a prefeita.

Paranaguá

No Litoral, Paranaguá também é finalista na categoria “Cidade Empreendedora”. De acordo com o prefeito Marcelo Roque, o programa Tarifa Zero concede isenção de pagamento de passagem a usuários do transporte público foi determinante para o município ser um dos finalistas.

Reunião entre consultores do Sebrae e representantes da Prefeitura de Paranaguá. Foto: divulgação.

“Temos o desafio de comandar a Cidade Mãe doParaná e temos programas que estão fazendo a diferença na vida dos nossos munícipes. O Tarifa Zero já vem se tornando exemplo para vários outros estados”, comemorou o prefeito.

Araucária

Viviane Nery dos Santos, diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico de Araucária, observou que o reconhecimento do município, através do PSPE, mostra que o trabalho está no caminho certo.

“Para nós, equipe do Espaço Empreendedor de Araucária, é motivo de orgulho participar do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. E o que nos deixa mais felizes ainda é sabermos que somos finalistas na categoria Sala do Empreendedor, dentre tantas iniciativas excelentes apresentadas no Paraná. Esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo em nossas iniciativas para o desenvolvimento econômico e melhoria do ambiente de negócios”, discorreu Viviane.

Equipe do Espaço Empreendedor de Araucária, que também foi premiado na categoria Ouro do Selo Sebrae Referência em Atendimento, em 2024. Foto: Carlos Poly/SMCS.

Cerro Azul

Na categoria “Empreendedorismo Rural”, Cerro Azul é finalista. Bruno Lovatto, secretário municipal de Agricultura, relatou que o projeto de revitalização da citricultura levou a cidade à final.

“Estamos extremamente felizes com o resultado já obtido pelo projeto de revitalização da citricultura, principalmente ao lado de municípios de grande relevância no cenário estadual. Isso se deve ao fruto das parcerias que realizamos na construção deste projeto. Só temos a agradecer às instituições que participam conosco nessa empreitada e, principalmente, aos nossos produtores, que acreditam no potencial da capital nacional da Ponkan”, complementou.

O projeto de revitalização da citricultura levou a Prefeitura de Cerro Azul à final do PSPE 2024. Foto: Inove.

Paraná

Trinta projetos de boas práticas de gestão pública de 27 prefeituras paranaenses são finalistas do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A etapa estadual acontecerá em Curitiba, em 18 de abril. Os vencedores de cada uma das dez categorias avançarão para a final nacional em Brasília, em junho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.