A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), iniciou nesta quarta-feira (09/04) uma nova frente de enfrentamento à dengue, com a aplicação do fumacê em diversos bairros da cidade. A ação acontece em parceria com a 16ª Regional de Saúde e tem como objetivo combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O prefeito Rodolfo Mota, ao lado do diretor da 16ª Regional de Saúde, Lucas Leugi, esteve presente no início das pulverizações no Parque Bela Vista, região onde há um elevado número de focos do mosquito. Já ultrapassamos os 400 casos confirmados e estamos intensificando as ações nesta guerra contra a dengue. O apoio da população é essencial para eliminarmos os criadouros. E da nossa parte, estamos fazendo a nossa parte com ações estratégicas como essa, ressaltou o prefeito.
Lucas Leugi destacou o alinhamento entre os órgãos estaduais e municipais. A Regional está atuando junto com a AMS e o prefeito Rodolfo para conter o avanço da doença e proteger a população. O fumacê é uma medida emergencial importante que vai atingir os mosquitos adultos, explicou.
O coordenador de endemias, Mateus Machado, reforçou a importância da colaboração dos moradores. Durante a passagem dos veículos com o inseticida, é essencial que as casas estejam com janelas e portas abertas para que o produto atinja os ambientes internos, garantindo maior eficácia.
A aplicação do fumacê será feita em dezenas de bairros, entre eles: Jardim Marissol, Jardim América, Vila Salete, Jardim Ponta Grossa, Parque Bela Vista, Núcleo Sabiá, Jardim Aviação, Residencial Itália, Jardim Cidade Alta, entre outros.
Vale lembrar que o fumacê age apenas nos mosquitos adultos e não representa risco à saúde de pessoas, animais domésticos ou aves. A campanha faz parte de um esforço conjunto para frear o avanço da dengue em Apucarana.