Divulgação/Prefeitura FRG
Esta realização se deu graças a importante parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Abrace – Programas Preventivos, instituição fundadora do referido programa que já atua há mais de 10 anos neste segmento. Dentre as diversas ações previstas para o decorrer do ano, haverá capacitação para professores, distribuição de materiais e livros sobre o assunto, palestras educativas, entre outras.
Divulgação/Prefeitura FRG
Para o diretor-fundador e escritor dos materiais usados pelo projeto, Benjamim Horta, trazer à tona a discussão sobre o assunto é fundamental para combater o problema. “É importante que o assunto se estenda para além dos muros da escola. Pais e professores têm que estar sempre atentos para poder inibir e diferenciar o que é brincadeira do que é bullying”.
Divulgação/Prefeitura FRG
A jovem Emanuele Fagundes, do 2º ano do ensino fundamental, estava com o discurso preparado para combater a violência em ambiente escolar. “O bullying é uma coisa muito feia que não podemos fazer e nem se repetir nos colégios. É importante abraçar os colegas e não ficar brigando”, completou a aluna.
Divulgação/Prefeitura FRG
Para a mãe de Emanuele, e também professora da rede municipal de ensino, Milena Chaiana Fagundes, um ambiente preparado para combater esse tipo de violência traz tranquilidade à toda comunidade escolar. “Professores e pais precisam estar preparados para orientar seus filhos e alunos caso estejam sofrendo bullying, mas também pronto para corrigir caso a criança esteja praticando este ato”, ressalta a educadora.
Divulgação/Prefeitura FRG
Ao todo, 4 escolas municipais serão contempladas pelo Escola Sem Bullying. Além da Alcides Mário Pelanda, também receberão o projeto as escolas Maryle Aparecida Schettert Ferri, Joaquim Matsumoto e Generoso Salustiano Barbosa. A iniciativa irá abranger as turmas do Infantil 5 até o 5º ano do Ensino Fundamental e a intenção é que o programa seja ampliado para todas as escolas municipais de Fazenda Rio Grande.