Cerca de 250 famílias participaram, no último sábado, da abertura das atividades de 2024 do POTI/TOPMAT (Programa de Formação em Matemática Olímpica) da UFPR. O programa oferece a estudantes do ensino básico de escolas públicas e privadas preparação gratuita para as Olimpíadas de Matemática. Enquanto os estudantes assistiam à aula inaugural, pais e outros familiares participaram de uma reunião de apresentação do projeto.
Para ingressar no POTI, os alunos passam por uma seleção. Eles são divididos em três níveis: Nível 1 (alunos que estão cursando o 6º ou o 7ºano), Nível 2 (alunos do 8º e 9º anos) e Nível 3 (alunos do ensino médio).
As aulas são ministradas por alunos de graduação (principalmente de Matemática) e de pós-graduação da UFPR e utilizam material didático produzido e revisado pelos professores do programa.
A ideia é que as aulas sejam menos expositivas e mais práticas, levando o aluno a resolver problemas matemáticos curiosos e instigantes, pensando em Matemática de uma forma diferente da que está acostumado na escola.
Também são desenvolvidas atividades alternativas, como seminários, jogos e a Maratona Matemática, tradição anual do POTI/TOPMAT, em que os alunos podem se divertir ao mesmo tempo que resolvem desafios matemáticos.
Participaram da reunião com os pais dos alunos o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, professor Julio Gomes, o diretor do Setor de Tecnologia, professor Luiz Fernando de Lima Luz Jr., a vice-diretora do Setor de Ciências Exatas, professora Ana Luisa Lacava Lordello, e o coordenador geral do POTI/TOPMAT, professor José Carlos Corrêa Eidam.
Mais informações sobre o POTI/TOPMAT aqui.
Por Comunicação NC
O post Programa de preparação para Olimpíadas de Matemática inicia atividades com 250 alunos apareceu primeiro em Universidade Federal do Paraná.