Versão da tradicional festa de aprovação no Vestibular da UFPR em Curitiba foi realizada este ano no Campus Toledo para a comunidade acadêmica receber a nova turma de Medicina
Uma piscina, barro peneirado, água de poço artesiano, alegria coletiva e pronto, tem-se um Banho de Lama. Assim calouros do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Toledo, no Oeste do Paraná, festejaram o início do ano letivo com o primeiro Banho de Lama realizado no próprio campus, nesta quarta-feira (26).
Ter uma recepção própria para calouras e calouros era uma reivindicação do Campus Toledo, lembra a administração do curso. Em anos recentes, os estudantes participaram da recepção da UFPR Palotina, a cerca de 60 quilômetros de distância.
A ideia da recepção própria, porém, está em promover uma integração mais próxima entre calouros, veteranos, comunidade acadêmica e o ambiente de convívio, que dura cinco anos para cada turma.
“Deve virar tradição na UFPR Toledo. A repercussão na comunidade acadêmica foi positiva e os discentes já aguardam o próximo. Foi um momento alegre e descontraído que deu início ao ano letivo”, avalia a professora Ana Paula Carneiro Brandalize, diretora do campus.
Para realizar o evento, o Campus Toledo contou com a assessoria da Superintendência de Logística (Sulog) e da Pró-Reitoria de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil (P4E) — o pró-reitor, André Vinicius Martinez Gonçalves, acompanhou o evento.
Técnicos administrativos e funcionários de manutenção prepararam um espaço na lateral do prédio principal do campus. A piscina foi instalada de acordo com as orientações da Sulog. O barro para fazer a lama foi selecionado e peneirado antes de ser misturado à água, vinda de um poço artesiano local.
Foram envolvidos no processo o Centro Acadêmico de Medicina de Toledo (Camto) e a Atlética de Medicina de Toledo (AAAMT). Monitores voluntários orientaram no dia sobre as regras de segurança do evento. A Bateria Forasteira Federal e a equipe Harpias Cheerleading também participaram.
De acordo com a gestão do campus, cerca de 100 pessoas participaram da recepção, o que inclui os 30 calouros e calouras, veteranos do curso, servidores e terceirizados.
Siga o canal Informativo UFPR no WhatsApp