Debater memória, identidade e resistência por meio de pesquisas apresentadas por discentes e egressos. Esse é o objetivo do evento que será promovido pela linha de pesquisa Arte, Memória e Narrativa (Amena) do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 9 e 11 de abril.
A V Jornada da Amena – “Corpos Limítrofes: histórias que o tempo esqueceu” será realizada no Anfiteatro 100 do Edifício Dom Pedro I, na Reitoria, em Curitiba. Além das mesas temáticas “Racialidade e Resistência Cultural”, “Histórias Monstruosas”, “Representações de Gênero e Feminismos”, “Crime, Loucura e Tragédia”, a programação inclui conferências, debates, feira do livro – com obras baseadas em pesquisas e trabalhos acadêmicos – e confraternização de encerramento. Os participantes poderão receber certificado mediante assinatura da lista de presença. Não é necessário fazer inscrição.
“As mesas desta Jornada têm o propósito de afirmar, de fazer lembrar. De trazer à tona a memória e de empreender a luta contra o esquecimento. De mostrar outras formas de ser, de existir e contemplar as experiências humanas”, afirma Fernanda Sypniewski, membro da comissão organizadora, composta por mestrandos e doutorandos da turma de 2024.
Desde 2021, o evento se propõe a ser um espaço de trocas acadêmicas e reflexões críticas. A cada edição, temas como história, cultura, gênero e sociedade ganham destaque nos debates. Segundo os organizadores, a V Jornada reforça o compromisso com a valorização das narrativas silenciadas e a luta contra o esquecimento, e incentiva abordagens interdisciplinares para ampliar as formas de compreender experiências humanas.
Amena
A linha de pesquisa do PPGHis busca dar visibilidade a narrativas muitas vezes marginalizadas na historiografia tradicional. As pesquisas apresentadas exploram diferentes temporalidades e contextos sociais. Saiba mais aqui.
