Na próxima quinta-feira (27), às 18h30, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) será palco do evento “Sabores Locais, Destinos Turísticos Globais: O Segredo da Itália para Valorizar Produtos de Origem”. A iniciativa faz parte do projeto Origens Paraná, que busca fortalecer produtos com Indicação Geográfica (IG) e marcas coletivas, impulsionando a economia local e criando oportunidades de mercado.

A programação envolve palestra que abordará o modelo italiano de valorização de produtos regionais, demonstrando como a certificação de origem pode impulsionar destinos turísticos e agregar valor às mercadorias locais. Em seguida, empresários farão apresentações individuais sobre IGs, com o objetivo de compartilhar experiências e estratégias para tornar os produtos locais mais competitivos no mercado nacional e internacional.
“Além disso, o evento contará com uma rodada de negócios, um momento estratégico para conexões entre produtores, empresários e representantes do setor, incentivando novas parcerias comerciais, bem como a visita a empresas e produtores na região”, comenta a consultora do Sebrae/PR, Mariana Santana Scheibel.
Para o diretor de Turismo da Acipg, Leandro Ribas, a troca de conhecimento e disseminação de informações sobre o reconhecimento da origem de um produto propicia um ambiente de negócios diferenciado para atrair o mercado consumidor cada vez mais exigente.

“A Acipg apoia esse evento com grande entusiasmo, pois acreditamos que a valorização e promoção de produtos autênticos do Paraná fortalece produtores, empresários e demais prestadores de serviço de diversas instituições”, pontua.
A programação da missão do Fóruns Origens do Paraná terá início às 10 horas, no dia 27, com recepção na Colônia Witmarsum – Cooperativa de Queijo, com visita técnica. Às 13h30 está previsto o almoço com visita técnica em Palmeira, tendo como atrações o Pão no Bafo e o Queijo Purungo.
Na sexta-feira (28), os empresários visitam as Tortas Wolf, em Carambeí e, em seguida, o Museu Histórico do Município. A programação inclui ainda no dia visita técnica no Het Dorp, lavandário e queijaria, com encerramento na Frederica´s Koffieuhuis.
A turismóloga e gerente da Adetur Campos Gerais, Karen Kobilarz, acredita que reunir interessados e especialistas no tema das IGs é uma iniciativa essencial para fortalecer e dar visibilidade aos produtos certificados do Paraná.
“Além de impulsionar negócios, esse reconhecimento contribui para valorizar a identidade e o potencial econômico da nossa região, tornando-a ainda mais atrativa para o turismo e novos investimentos”, projeta.
Além do Sebrae/PR, a iniciativa tem o apoio de diversas entidades parceiras, como Prefeitura de Ponta Grossa, Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), Acipg, Abrasel, Fecomércio PR, Senac, SEHG e Sesc. O evento é gratuito, e a inscrição pode ser feita antecipadamente pelo telefone (42) 3228-2522.
Produtos com IG no Paraná
O Paraná tem 16 Indicações Geográficas reconhecidas pelo INPI. Da região dos Campos Gerais são a cracóvia de Prudentópolis, que em janeiro deste ano obteve o registro pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI); o mel de Ortigueira, que conquistou a IG em 2015; queijos coloniais de Witmarsum, com reconhecimento de IG desde 2018. De outras regiões do Estado tem a cachaça e aguardente de Morretes; melado de Capanema; cafés especiais do Norte Pioneiro; morango do Norte Pioneiro; vinhos de Bituruna; goiaba de Carlópolis; mel do Oeste do Paraná; barreado do Litoral do Paraná; bala de banana de Antonina; erva-mate São Matheus; camomila de Mandirituba; uvas finas de Marialva e as broas de centeio de Curitiba. Além delas, há uma IG concedida para Santa Catarina, que também envolve municípios do Paraná e Rio Grande do Sul, que é o mel de melato da Bracatinga do Planalto Sul do Brasil.
O Estado é segundo do Brasil em número de Indicações Geográficas. Fica atrás somente de Minas Gerais, que tem 21, e é seguido pelo Rio Grande do Sul, com 14 registros.
Outros produtos estão em busca do registro e possuem pedidos depositados no INPI: pão no bafo de Palmeira; tortas de Carambeí; mel de Prudentópolis; urucum de Paranacity; queijos do Sudoeste do Paraná; carne de onça de Curitiba; café de Mandaguari; ponkan de Cerro Azul; ovinos e caprinos da Cantuquiriguaçu; ginseng de Querência do Norte e ostras do Cabaraquara.
Serviço
Palestra: “Sabores Locais, Destinos Turísticos Globais: O Segredo da Itália para Valorizar Produtos de Origem”
Data: 27/02/2025
Local: Acipg
Horário: 18h30
Endereço: Avenida Visconde de Taunay, 1855, Ronda